segunda-feira, 24 de abril de 2017

Detran inicia campanha nacional Maio Amarelo

    “Um Trânsito mais Humano começa com as Escolhas que a Gente Faz” é o tema do Movimento Maio Amarelo no Tocantins, que está sendo desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O órgão iniciou o mês de maio intensificando as ações de educação para o trânsito em Palmas e no interior. Na programação constam palestras e blitze educativas, teatro de fantoches, e visitas a bares e restaurantes, que já estão sendo feitas pelas 29 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), postos de atendimento e pela sede do órgão, na capital.
    “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito” esse é o tema da Campanha Nacional Maio Amarelo 2017, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da segurança no trânsito.
     Conforme especialistas em trânsito da Gerência de Educação para o Trânsito do Detran, o enfoque para este ano é a conscientização de crianças, adolescentes e jovens por meio de palestras educativas sobre a harmonia que se deve ter no trânsito para evitar e diminuir o alto número de mortos e sequelados no Tocantins. As palestras estão sendo realizadas em escolas estaduais, municipais e também nos Centros Municipais de Educação Infantil, em Palmas e no interior do Estado.
    Outra abordagem muito interessante que o Detran vem realizando é o teatro de fantoches, que trata o trânsito de forma lúdica e envolvente, umas das atividades de maior sucesso nas ações de educação para o trânsito do órgão. Lembrando que as crianças e adolescentes serão futuros condutores e precisam crescer e amadurecer a consciência de respeito no trânsito, inclusive, dos pedestres e todos os portadores de necessidades especiais.
    No dia 26 de maio, o Detran estará realizando o DIA D, com uma grande blitz educativa na Avenida JK. Em parceria com a gerência de Fiscalização e Segurança do órgão, Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM) e a Polícia Militar (PM), a ação será de grande conscientização sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito.
     Segundo o presidente do Detran, coronel Eudilon Donizete, o governador Marcelo Miranda solicitou a intensificação das ações educativas para o trânsito no mês de maio, como forma de conscientização de todos os atores do trânsito. “O Maio Amarelo é um movimento aberto onde todos podem dar a sua colaboração. É uma grande chance para que não apenas o Detran, mas também outros órgãos e empresas, possam se juntar a nós nessa luta por um trânsito mais seguro no Tocantins”, explicou o Presidente.
     Adolescentes e jovens estão entre as maiores vítimas do trânsito, no Estado e também no país. Em 2014 foram pagas mais de 45.600 indenizações para a faixa etária de 0 a 17 anos. Por ano, mais de 1800 crianças morrem, e cerca de mil são hospitalizadas devido a acidentes de trânsito no Brasil, conforme levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS). Ainda segundo o MS, em 2014, o Tocantins alcançou o 4º lugar de mortes no trânsito, causados por motocicletas, em sua maioria.
Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo tem o objetivo de ser uma ação coordenada entre o Poder Público e a Sociedade, tendo o tema segurança viária como questão para mobilizar os mais diversos segmentos, seja poder público, empresas, entidades de classe, associações, federações, dentre outros, com vistas ao engajamento em ações e propagação de conhecimentos, abordando toda amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
A importância do Movimento para a sociedade é tão significativa que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), por meio da Resolução nº 654/2017, dedicou o mês de maio para ações em apoio ao movimento no seu cronograma anual de ações educativas para 2017. Saiba mais e acompanhe a as ações desenvolvidas em todo o país nos sites www.denatran.gov.br e www.maioamarelo.com.