terça-feira, 23 de maio de 2017

Fórum para o Desenvolvimento da Economia do Tocantins inicia em Guaraí

      A realização do primeiro Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins, que teve início na tarde desta terça-feira, 23, no município de Guaraí, será um marco na trajetória do desenvolvimento da economia do Estado. Esta foi a análise do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva, e da prefeita do município de Guaraí, Lires Ferneda, durante a abertura do encontro. 

     O Fórum reúne prefeitos, secretários municipais, vereadores e empresários dos municípios da região centro-norte do Tocantins e, conforme destaca Alexandro de Castro, é um espaço para identificação das oportunidades e estratégias que melhor se adequam aos municípios, de forma que, com a rodada de eventos, os projetos sejam levados à ação. "Muito se fala sobre o potencial do Estado. É chegada a hora de traçarmos as melhores estratégias para que esse potencial seja alcançado e possamos efetivamente ver a nossa economia crescer", enfatizou o gestor. 

      Prefeita de Guaraí, município sede do primeiro Fórum, Lires Ferneda destacou a importância dos gestores municipais estarem participando deste evento. "É um gesto de responsabilidade. Cabe a nós promovermos o desenvolvimento dos municípios, e a presença dos prefeitos aqui demonstra que estamos comprometidos em cumprir a responsabilidade que assumimos quando eleitos", disse aos demais prefeitos. 
      Um dos gestores municipais presentes, Itamar Barrachini, de Santa Maria do Tocantins, enfatizou a importância da união entre os governos federal, estadual e municipal para a promoção desenvolvimento de que as cidades necessitam. Ele pretende aproveitar o espaço para apontar as demandas e encontrar alternativas para a cidade de Santa Maria. Investimentos em infraestrutura, saúde e educação, pontuou, são primordiais para que a cidade se desenvolva.
      Para a prefeita de Guaraí, este é o espaço adequado para esta finalidade. "O Fórum é um marco para promover a consciência de que podemos tornar nossos municípios prósperos e mudar a nossa realidade  para melhor", frisou Lires Ferneda.
Quarta-feira
      As atividades do Fórum de Desenvolvimento Econômico seguem na quarta-feira, 24, com ampla programação voltada para gestores municipais e empresários. Pela manhã, após a abertura oficial, será ministrada a palestra A Inovação que gera mudanças e a Liderança Criativa do século XXI; logo depois, o Talk Show: Tocantins na Rota do Desenvolvimento Econômico do Brasil e do Mundo; e o Case de sucesso - Prefeitura em Ação.

      À tarde, serão realizados, simultaneamente, os seguintes workshops: Cenários e Oportunidades para o Desenvolvimento Regional; A Gestão Cultural e a Economia Criativa; 2017 – O ano do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento do Tocantins; Programa “Tocantins 21”: Os resíduos sólidos e sua responsabilidade ambiental; Piscicultura Familiar: Desafios e Oportunidades; Ações e investimentos; e Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável.
      Paralelamente, no Espaço para o empresário, serão abordadas as temáticas: Acesso a incentivos fiscais e Acesso a crédito, seguidas de rodada de negócios entre instituições financeiras e empresários da região