quarta-feira, 21 de junho de 2017

Planejamento dá início a Projeto de Capacitação Profissional aos municípios tocantinenses

      O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento, em parceria com a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e o Instituto Federal do Tocantins, oferta nesta terça e quarta-feira, 20 e 21, treinamento sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses (Siconv), com foco em projetos, captação de recursos federais, inclusão de propostas e processo de compra. Financiado pelo Banco mundial, os cursos serão realizados em oito municípios do Tocantins, contemplando as diversas regiões do Estado. O primeiro encontro ocorre em Araguatins e beneficiará 13 cidades da região.

      Os treinamentos são realizados pela Diretoria de Gestão e Captação de Recursos, unidade gestora da Rede Siconv no Tocantins, por meio do acordo de cooperação técnica com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que primeiramente disponibilizou formação para os técnicos da diretoria onde se tornarão multiplicadores da Rede.
      Criado em 2008, o Siconv tem os objetivos de desburocratizar e dar mais transparência às transferências voluntárias da União para estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. Já as capacitações têm por objetivo alcançar os 139 municípios do Estado. Em Araguatins, o curso atende as cidades de Augustinópolis, Axixá, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, Sampaio, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins e Araguatins.
          Nesta primeira turma, serão capacitados 30 técnicos, com aulas teóricas e operacionais.