sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Técnicos participam do 4º Encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural

        Representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) estão em Brasília para participar do 4º Encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O objetivo do encontro, que prossegue até esta sexta-feira, 4, é subsidiar a construção coletiva das atividades necessárias para implementação do CAR e do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).
      O encontro é uma ação que visa o fortalecimento da cooperação técnica entre os estados e o Sistema Florestal Brasileiro (SFB). No evento, os participantes terão acesso às novas funcionalidades do Sicar; disponibilização dos módulo de análise; compartilhamento de informações, apresentação do módulo do Programa de Regularização Ambiental (PRA) offline, entre outros.

         O Tocantins também participará em paralelo da 2ª Oficina de Integração do Sicar, com o objetivo de mapear as dificuldades de integração de dados, bem como identificar as soluções e pactuar encaminhamentos necessários para adequar a integração das informações. “É um encontro nacional para discutir as fases de implantação do CAR, onde estamos debatendo o processo de análise, o PRA e a elaboração do Termo de Compromisso para realizar a regularização ambiental e recomposição da vegetação nativa”, contou a gerente de Informações e Inteligência Ambiental da Semarh, que participa do evento, Maria Amélia Maciel.
       Durante a oficina, foi apresentada, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a condição de definição dos limites municipais e estaduais que impactam diretamente na implantação do CAR.
CAR
       Criado pela Lei nº 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), o CAR se constitui em uma base de dados estratégica para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APPs), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa.
       O cadastro é obrigatório a todos os imóveis rurais e deve ser realizado até 31 de dezembro de 2017, por meio do programa de adesão na internet disponível no endereço http://site.sigcar.com.br/tocantins/.