sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Fórum Estadual de Turismo discute demandas do setor a serem apresentadas em audiência pública

           Membros do Fórum Estadual de Turismo (Foestur) reuniram-se na manhã dessa terça-feira, 17, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), para a 71ª reunião ordinária do Foestur. A principal pauta da reunião foi o alinhamento das demandas do setor de turismo que serão apresentadas na audiência pública que discutirá o turismo como vetor de desenvolvimento econômico para o Tocantins, que acontecerá na Assembleia Legislativa, no dia 26 de outubro.

        De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden, James Possapp, o crescimento significativo do turismo no Estado e a visibilidade que as regiões turísticas do Tocantins têm ganhado no cenário nacional justificam a ampliação da discussão do turismo como vetor de desenvolvimento. “Nosso objetivo é sensibilizar os parlamentares e a sociedade civil sobre a importância do turismo para a geração de renda, para o desenvolvimento econômico do nosso Estado. Precisamos de ver o reflexo disso nas propostas apresentadas na Assembleia e na destinação dos recursos”, destacou.
         A expectativa é que o encontro seja uma oportunidade para o reconhecimento do turismo como uma atividade econômica que contribui para o desenvolvimento do Tocantins. Para a vice-presidente do Foestur, representante do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Janaína Aires, o turismo precisa ser visto enquanto atividade econômica. “O turismo é uma importante alternativa para o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado”, reforçou.
         Representando a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Tocantins (ABIH), José Eduardo Araújo explica que o turismo é fundamental para a manutenção e crescimento da rede hoteleira. “Nós queremos demonstrar aos parlamentares o que a rede de hotéis significa para a economia do Estado em geração de empregos e negócios”, frisou.  
          A reunião contou com a participação do subsecretário da Seden, Glênio Benvindo, que destacou a importância da união de esforços de órgãos e entidades e do engajamento para o sucesso na  audiência que foi proposta pela Deputada Valderez Castelo Branco.
Foestur
         O Fórum Estadual de Turismo é o colegiado de governança estadual do turismo no Tocantins, composto por representantes da Seden, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Tocantins), Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Caixa Econômica Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).