quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Jucetins apresenta números positivos na abertura de empresas tocantinenses em 2017 e define metas para 2018

         A Junta Comercial do Tocantins, mesmo em um ano de crise financeira em todo o país, superou as metas de registro e abertura de empresas em 2017. Isso mostra que o Tocantins continua alavancando no meio empresarial, apesar das dificuldades que o Brasil vem passando. Foram 13.800 empresas devidamente constituídas e registradas no último, números que superaram 2015 e 2016. Os atendimentos também tiveram um registro positivo, foram 42.580 atendimentos entre processos físicos e digitais.  

        E o sistema Simplifica Tocantins, o programa que vem acelerando e desburocratizando o empreendedorismo tocantinense, já esta implantado em 101 municípios do Estado. O Simplifica teve grandes adesões em 2017: Secretaria Estadual de Fazenda (SEFAZ), Ordem dos Advogados do Brasil Secção Tocantins (OAB-TO), Naturatins e Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO). Os demais órgãos implantados em 2016 como Bombeiros e Vigilância Sanitária, foram visitados para suporte e ajustes, para expansão do projeto nas demais regionais do interior.
       Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) mais de 200 técnicos responsáveis pela emissão de alvarás foram capacitados, o curso foi itinerante e os municípios de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional foram os polos para estas capacitações.
Metas para 2018
        Um dos principais objetivos da Jucetins é implantar o Programa Simplifica nos 38 municípios que ainda não trabalham com o sistema, abrangendo todo o Estado. Novas parceiras também serão feitas para acesso aos dados após assinatura de termo de cooperação técnica, como já acontece com Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) e Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE).
       Outra novidade é o agendamento de capacitação que acontecerá durante todo o ano. Cada município poderá agendar, para os servidores que trabalham com o Portal Simplifica sanarem suas dúvidas e participar de treinamentos na sede da Jucetins. O objetivo é reduzir o tempo de analises e consultas municipais, agilizando o processo.
       A integração dos sistemas nas maiores cidades do estado também é uma das melhorias que acontecerão em 2018, isso auxiliará no compartilhamento de informações, com mais agilidade e sem duplicidade ou uso de material impresso.
        Pleitear Fóruns nacionais para o nosso estado também esta dentre as metas do corrente ano. A busca em sedear o Fórum Brasil Bem Mais Simples, também de cunho nacional, está em tramite, em parceria com o Sebrae.
            Continuar superando os desafios, impulsionar o empreendedorismo e a economia tocantinense, estas são as metas da Junta Comercial do Tocantins para 2018.