terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Matriz logística do Tocantins será debatida em seminário

           O Governo do Estado e o Banco Mundial apresentam, no próximo dia 1º de março, durante o Seminário de Agrologística, que será realizado em Palmas, três estudos realizados com apoio do Banco e sob a coordenação do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), que abordam o desenvolvimento da região a partir da sua matriz logística.
            O evento será realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, por meio de uma iniciativa conjunta das secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan); do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf); do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Cultura e Turismo (Seden); e do Banco Mundial.

           A abertura do seminário será feita pelo governador Marcelo Miranda e a primeira palestra, com o tema Logística como Viabilizadora do Agronegócio no Tocantins, será ministrada por Edson Eddy Zacarias, engenheiro de Produção Mecânica da empresa VLI Logística, operadora da Ferrovia Norte-Sul.
       A palestra subsequente, ainda no período da manhã, terá o seguinte tema Programa de Desenvolvimento Regional da Área de Influência da Ferrovia Norte-Sul, ministrada pelo consultor Vladimir Fernandes Maciel.
           No período da tarde, serão apresentadas as palestras: Caminhos do Agronegócio do Tocantins, ministrada pelo professor-doutor Marcos Fava Neves; Análise de Risco e Custo na Agrologística do Tocantins, nas Cadeias de Arroz e Milho, com Bárbara Farinelli, economista agrícola do Banco Mundial;  Desenvolvimento de Corredores Logísticos no Brasil, com Gregoire Gauthier, especialista em transportes do Banco Mundial; e, ao final, será apresentado o Plano Estadual de Logística de Transporte, uma consultoria desenvolvida por Newton Castro e Rafael Gonzales Peres com apoio do Banco Mundial.
         O seminário é dirigido a produtores agrícolas, empresas do ramo de logística, pesquisadores, técnicos, estudantes, entre outros, tanto do Tocantins como de estados da regiões Norte e Centro-Oeste. Terá carga horária de 8 horas e a participação dos interessados é gratuita.
As inscrições poderão ser feitas por meio do https://seplanevento.herokuapp.com/events/1.