quarta-feira, 14 de março de 2018

Desenvolvimento Econômico realiza reunião durante o Fórum Estadual de Turismo

            O Fórum Estadual de Turismo (Foestur) realizou nesta terça-feira, 13, a primeira reunião do colegiado no ano de 2018. O encontro, na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), reuniu diversos segmentos que compõem o Fórum e contou com palestra do coordenador-geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo, Cristiano Borges, que falou sobre os avanços do turismo nas Unidades de Conservação Ambiental.  

             De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden, James Possap, na reunião, foram tratados assuntos referentes às ações do turismo no Estado e a presença do representante do Ministério do Turismo para tratar sobre o avanço do turismo nas unidades de conservação foi muito propícia para o momento em que o Tocantins está vivendo. Outra pauta do encontro foi a participação do Tocantins em eventos como o Vakantiebeurs 2018, a principal feira de turismo da Holanda, realizada em janeiro; e o Famtour (viagem de familiarização) que vai reunir operadores holandeses de turismo, aqui no Tocantins, no mês de abril.  
          Durante a reunião, foi fechado o cronograma dos encontros mensais do Fórum em 2018. Ainda foram repassados alguns informes sobre as ações da Superintendência do Desenvolvimento Turístico no Estado. James destacou, na oportunidade, o projeto Turismo Legal, que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado.  “Recentemente percorremos, em parceria com o Naturatins [Instituto Natureza do Tocantins], a região do Jalapão e estamos apoiando os atrativos de gestão privada na elaboração de projetos dentro do Parque Estadual do Jalapão”, destacou.
             Ainda durante o encontro, o coordenador-geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo apresentou o Modelo de Gestão de Parques de Conservação dos Estados Unidos. Segundo ele, a intenção da palestra sobre os diferentes modelos é apresentar as diversas experiências do turismo em unidades de conservação, em especial, com foco no visitante como um agente de transformação para a unidade de conservação.
              Ele destacou também o potencial turístico da região do Jalapão como um dos principais roteiros turísticos do Brasil. “O Jalapão tem despertado o potencial turístico do Estado, é um produto que está se estruturando e consta, em toda prateleira das operadoras, como principal roteiro do País”, pontuou o representante do Ministério do Turismo. 
            A reunião contou com a presença de representantes da Seden, do Naturatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação dos Profissionais de Turismo do Estado do Tocantins (Aprotur), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).