domingo, 22 de abril de 2018

Profissionalização da Agricultura Familiar é destaque na Agrotins 2018

           Com proposta de divulgar mecanismos facilitadores para o processamento dos produtos da agricultura familiar, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realizará durante a Feira de Agrotecnologia do Tocantins (Agrotins Brasil 2018) exposições de máquinas e equipamentos direcionados à agricultura familiar. A Feira acontece de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

         Serão expostas microusinas como: Moto niveladora com carreta e triturador multiuso; beneficiadora de arroz, miniusina processadora de babaçu e baru e Mesa multiuso. “São máquinas que auxiliam ao produtor nas tarefas diárias: no preparo do solo em hortas e outros pequenos cultivos; beneficiam a produção de arroz e a de castanhas de barú e babaçu, entre outras, proporcionando rapidez no serviço”, explica o gerente de Fomento Produtivo de Estruturação das Unidades Familiares da Seagro, Diones Pacini.
              De acordo o gerente, o objetivo é oferecer alternativas que profissionalizam a agricultura familiar, agregando valor à produção e facilitando a comercialização dos produtos e consequente melhoria de vida das famílias.
                  A profissionalização da Agricultura Familiar traz maiores chances do agricultor ser inserido em um mecanismo de comércio mais rentável, como as políticas públicas fomentadas pelo Governo Federal, por meio do Governo do Estado, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).