domingo, 13 de maio de 2018

Governo realiza segunda reunião do Comitê de Investimentos e Negócios de Impacto

Grupo discute como ampliar empreendimentos que geram impacto socioambiental positivo no país

            O governo federal realizou nesta quarta-feira, em Brasília, a segunda reunião do Comitê de Investimentos e Negócios de Impacto.
              O colegiado é responsável por articular políticas públicas voltadas aos empreendimentos que geram impacto socioambiental, conhecidos como negócios de impacto. No encontro, foi aprovado o Regimento Interno do Comitê e apresentados os Planos de Trabalho de cada eixo da estratégia.
              Na abertura da reunião, o secretário de Inovação e Novos Negócios, Marcos Vinícius de Souza, lembrou que o Brasil foi destacado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) como referência em Negócios de Impacto.
“Seremos um dos primeiros países a elaborar uma política pública para o setor. Precisamos avançar em medidas que tornem o ambiente institucional brasileiro preparado para estimular cada vez mais os negócios de impacto. Também precisamos atrair investidores privados para esses empreendimentos”, disse.
           O secretário contou que, no final de abril, esteve em Nova York a convite da ONU e da OCDE para explicar como o governo brasileiro vem tratando o tema. Atualmente, os integrantes do Comitê de Investimentos e Negócios de Impacto discutem, entre outras medidas, a ampliação da oferta de capital a esses empreendimentos e como conectá-los a cadeias de fornecedores de grandes empresas.
          A expectativa do governo é que, com os trabalhos realizados pelo Comitê de Investimentos e Negócios de Impacto, o número de empreendimentos com ganhos socioambientais cresça nos próximos anos.
Comitê de Investimentos e Negócios de Impacto
            A Secretaria de Inovação e Novos Negócios do MDIC atua como Secretaria-Executiva do Comitê de Investimentos e Negócios de Impacto, que terá duração de 10 anos.
         O colegiado tem representantes da Casa Civil da Presidência da República, dos Ministérios da Relações Exteriores (MRE), Fazenda (MF), Desenvolvimento Social (MDS), Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
        Também integram o Comitê membros da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Financiadora de Estudos e Projetos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal, Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Sebrae.
             O colegiado tem dez representantes do setor privado e de organizações da sociedade civil.
Agenda
            Os Negócios de Impacto serão discutidos no Brazil Investment Forum, que acontece nos dias 29 e 30 de maio em São Paulo.
             Nos dias 6 e 7 de junho, O MDIC realizará o Fórum de Finanças Sociais em Brasília.
          No segundo semestre, será realizado um seminário internacional em Nova Deli (Índia) sobre o assunto.