domingo, 13 de maio de 2018

ONU visitará Brasil para conhecer política do governo federal de apoio à MPMEs

A informação foi dada ao secretário José Ricardo da Veiga pelo diretor da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Juwang Zhu, durante reunião em Nova Iorque

            Em reunião realizada hoje na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o diretor da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Juwang Zhu, e o secretário Especial da Micro e Pequena Empresa do MDIC, José Ricardo da Veiga, concordaram em criar uma agenda para estreitar a troca de experiências em políticas públicas para apoio ao setor. 
           Juwang Zhu informou que a ONU quer compartilhar a experiência brasileira com outros países em desenvolvimento e informou que enviará uma delegação ao Brasil para tratar do assunto.
“Foi muito interessante ver  a diretoria que trabalha exatamente pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU enxergar no Brasil uma oportunidade, por meio de nossa política pública de apoio às micro e pequenas empresas, de dar escala e disseminar o conceito de ODS. A ONU enxerga que esse modelo brasileiro pode ser compartilhado com outros países”, afirmou José Ricardo da Veiga.
            O diretor para Desenvolvimento Sustentável da ONU também quis saber mais detalhes o Forum Permanente da Micro e Pequena Empresa. O secretário José Ricardo explicou que o Fórum congrega cerca de cem entidades, representando MPMEs de todas as regiões do Brasil e também Fóruns Estaduais. “Com isso conseguimos uma capilaridade muito grande”, afirmou.
            Uma das possibilidades que serão estudadas para a visita da ONU é que ela seja feita durante a próxima reunião do Fórum Permanente. “O diretor da ONU nos pediu que recebêssemos sua comitiva em uma reunião do Fórum e vamos nos preparar pra isso e definir uma data. Ficamos de manter contato para organizarmos um evento que, para o Fórum, será grandioso e inédito”, afirmou o secretário.
           Os frutos dessa parceria, segundo o secretario, serão o fortalecimento do Forum Permanente, que está com pouco mais de um ano de retomada das atividades.
“Acreditamos que possamos acelerar o a agenda do Fórum e torná-la mais robusta. Assim, o Brasil passará a ser enxergado, de fato, se não como a principal referência, como um dos principais modelos mundiais no apoio às MPMEs”, disse.
Global Compact
             Antes da reunião na sede da ONU, o secretário José Ricardo da Veiga visitou o Global Compact, braço da ONU mais voltado para o contato com o meio empresarial.
          Também ficou acertado um próximo encontro no Brasil para que seja definida uma agenda de trabalho. “Nossa ideia é atuarmos tanto por meio da ONU, participando do Fórum Permanente das MPMEs, mas também apoiando essa ideia de cadeia de valores e de fornecimento para grandes empresas”, informou José Ricardo.