segunda-feira, 2 de julho de 2018

Tempo de sol e praia no Estado do Tocantins

           No mês de julho, o Brasil inteiro oferece os mais variados atrativos turísticos. Há quem prefira o frio sulista, enquanto outros programam viagem para o badalado litoral nordestino, mesmo sendo este um período chuvoso naquela região. Mas, para os tocantinenses e milhares de veranistas de todas as partes do país, começa agora mais uma temporada de praias de rio. As opções vão de norte a sul do Tocantins, com cenários naturais deslumbrantes e infraestrutura de qualidade variável, que vão de áreas de camping a hoteis confortáveis, sem contar as barracas montadas na areia, que além de oferecer comida e bebida dão um charme especial às praias.

           Na região sul do Estado, município de Peixe, a Praia da Tartaruga recebe infraestrutura e área de camping; fica a 15 minutos de barco da cidade; um pouco mais adiante encontra-se a Ilha do Tropeço, com 365 ilhotas. Outra opção é a Praia do Peixe, com 3 km de areias brancas e opções para a pesca e canoagem. Peixe está a 320 km de Palmas, com acesso pela BR-153, BR-242, TO-220.
         Próximo dali fica Paranã. A praia do município chama-se Praião do Dominguinhos, que fica na confluência dos rios Palmas e Paranã. O local tem boa infraestrutura, é bastante visitado e, geralmente, suas areias permanecem descobertas até setembro. Fica a 1 km da cidade e tem 3 km de extensão. Acesso pelas rodovias BR-153, BR-242, TO-220, TO-223.
         Araguacema é um dos municípios mais procurados durante a temporada e possui duas das maiores praias tocantinenses em extensão. A Praia da Gaivota é o cartão postal da cidade e a mais movimentada, pois é a que recebe infraestrutura. Já a Praia do Meio é ideal para os turistas que vão buscar sossego. Araguacema fica na região centro-oeste, distante 265 km de Palmas.

         Em Caseara, a areia branca e fina cobre as praias do Sol e Praia da Ilha, mais frequentadas durante a temporada, enquanto o Lago do Casé oferece um belíssimo passeio de barco, com direito à observação de aves e da bela vegetação local. Outra atração ecológica é a travessia da cidade até a praia, que pode ser feita em caminhada pelo leito do rio Coco, limpo e raso. Este também é um dos portais de entrada para o Parque Estadual do Cantão, de onde é possível sair em passeios de barco pelos seus princiais lagos. Caseara fica na região oeste do Estado, a 260 km de Palmas. Acesso pela BR-153, TO-080, passando por Paraíso do Tocantins, ou TO-440.
          Pedro Afonso, na região nordeste do Estado, a 173 km de Palmas, tem estrutura montada na praia Rio Sono, e extensa programação. O Verão 2018  terá atividades entre 1º e 31 de julho e envolve comemoração em torno do aniversário do município.

             Em Porto Nacional, a programação do Porto Verão 2018 terá estruturas nas praias de Porto Real e Luzimangues. A programação começa em 30 de junho e termina em 29 de julho. A Praia Porto Real fica a 66 km de Palmas, acesso pela BR-153, BR-242 e TO-050, e a praia de Luzimangues, localizada logo depois da Ponte da Amizade.
Norte
            Ao norte do Estado, uma boa opção é Xambioá, município banhado pelo rio Tocantins. A estrutura de temporada é montada na Praia do Murici, numa ilha onde os praticantes de rafting e canoagem podem encontrar bons desafios. Xambioá está a 502 km de Palmas. Acesso pela BR-153 até Wanderlândia, depois a BR-153 até Xambioá. Também é possível seguir viagem por Araguanã, margeando o Rio Araguaia.
                Conhecido pela beleza de suas praias, o município de Araguanã figura entre os mais visitados da região norte do Estado durante a temporada. A estrutura é montada na praia da Ilha Grande, mas além dela o veranista tem como opções as praias do Escapole e Murici. Araguanã fica a 476 km de Palmas, com acesso pela BR-153 e TO-222, ligando Araguaína ao município.

               Em Araguaína, Garimpinho, às margens do rio Araguaia, é conhecida pela riqueza da fauna e belas paisagens, lugar propício ao descanso. Fica distante 146 km de Araguaína e 348 km da Capital. Acesso pela estrada do Garimpinho (TO-226), cerca de 35 km antes de chegar em Araguaína.
                Apesar da distância da Capital, 759 km ao norte, no Bico do Papagaio, Esperantina revela rara beleza, onde as águas dos rios Tocantins e Araguaia se encontram. O local é conhecido como Praia do Encontro, mas há cerca de 10 km de praias praticamente intocadas, prontas a serem ocupadas. A mais estruturada é a Praia da Ponta. Acesso pela BR-153, TO-010, TO-136 e TO-596.
            Outra cidade do Bico do Papagaio, a 652 km da Capital, Tocantinópolis tem como atrações turísticas o Balneário de Elaide, o Complexo Turístico de Ribeirão Grande, as praias do Fernando, Ipapecônia, do Tauri e a Praia do Meio, todas no rio Tocantins. Acesso pela BR-153 até Aguiarnópolis, depois TO-126.