quarta-feira, 19 de setembro de 2018

CRCTO promove live sobre NFC-e - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

           A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) logo, logo fará parte da vida dos empresários do ramo de varejo de todo o Tocantins, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o tema. Buscando levar informação para contadores e empresários, o Conselho Regional de Contabilidade realizou uma live no Facebook sobre o tema.



                Dúvidas dos internautas foram tiradas durante a explanação realizada sobe a coordenação do conselheiro Francisco Santiago, “muita gente tem dúvidas, mas pretendemos esclarecer", afirmou ao iniciar a transmissão. A live contou com a participação do vice-presidente de Administração do CRCTO, conselheiro João Gonçalo e do diretor comercial da Inorte Franklin Rangel.

                Rangel falou sobre o sistema e fez alguns alertas aos empresários. “A NFC-e vai estar ligada diretamente com a Secretaria da Fazenda do Tocantins, ou seja, as informações serão repassadas de forma online, tanto o valor, quanto o item comercializado. E é importante ressaltar que, o empresário vai precisar fazer o alinhamento dos dados junto com o contador antes de iniciar o uso do sistema”.

             João Gonçalo explicou que para a classe contábil as mudanças são poucas. “Pra nós contadores não vai mudar muita coisa, pois já estamos habituados com o ambiente eletrônico, é apenas mais uma ferramenta para utilizarmos. Para o empresário, a médio e longo prazo, isso vai trazer uma redução de custos, mas também um maior monitoramento principalmente com relação aos estoques. E para nós, enquanto consumidores, seremos muito mais monitorados pelo fisco”.

              A NFC-e já começou a valer nesse mês de julho para as novas empresas, que já estão iniciando as atividades com o novo sistema. A partir de janeiro 2019 passará a valer para empresas do Simples Nacional com rendimento acima de um milhão e em julho de 2019 passa a vigorar para todas as empresas. O Micro Empreendedor Individual não será obrigado a usar.

Assista a live completa neste link: https://www.facebook.com/CRCTO/videos/1675177412580362/

Fonte: CRC/TO