terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Jucetins finaliza implantação do Simplifica Tocantins em todos os municípios do Estado

O Governo do Tocantins, por meio da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), finalizou a implantação do sistema “Simplifica” em todos os Municípios do Estado.

O Simplifica tem por objetivo extinguir a peregrinação do contribuinte em vários órgãos, sendo a Junta Comercial a entrada principal para o registro e o portal Simplifica o meio eletrônico para todas os atos.

Com isso, mais fácil será formalizar uma empresa não apenas nas grandes cidades, mas como em todo e qualquer município.

No último mês a Jucetins visitou os 26 municípios que ainda restavam aderir ao sistema: Palmeirante, Bandeirantes, Bernardo Sayão, Juarina, Recursolândia, Itacajá, Tupiratins, Itapiratins, Campos Lindos, Goiatins, Barro do Ouro, Muricilândia, Carmolândia, Piraquê, Darcinópolis, Riachinho, Cachoeirinha, Maurilândia, Santa Terezinha do Tocantins, São Sebastião, Carrasco Bonito, Praia Norte, Sampaio, Itaguatins, São Beto e Paranã.



Os prefeitos de cada cidade assinaram o protocolo de intenções e após essa fase a Jucetins realizou a capacitação dos servidores para usarem o site.

Desburocratização

De acordo com o analista em Tecnologia da Informação e responsável pela implantação do Simplifica, Helivan Lopes, é a consolidação de um trabalho que vem colhendo bons frutos. “Atualmente a Jucetins tem o tempo médio de abertura de empresa 13 horas, sendo que 70% são abertas em menos de 8 horas. Com o Simplifica em todo o Estado, vamos alavancar o desenvolvimento, pois oportunizaremos a todas as regiões as facilidades de se formalizar uma empresa”, afirmou Helivan.

A presidente da Jucetins Thaís Coelho enfatizou a importância de desburocratizar o processo de formalização. "Ter um processo simplificado na Jucetins, integrado a todos os municipios do Estado, coloca o Tocantins em uma posição de destaque para receber novas empresas e alavancar o desenvolvimento, com a geração de emprego e renda, que é uma das principais metas do governo Mauro Carlesse".

"Conseguimos alcancar 100% dos municípios em 2019 e continuaremos melhorando ainda mais o ambiente de negocio do Tocantins daqui pra frente" completou Thaís Coelho.

Histórico do Simplifica

O projeto Simplifica nasceu em 6 de abril de 2016, decreto 5.409, para implantação da RedeSim (Lei 11.598/2007). Em 2 anos o projeto foi implantado em 113 municípios e em 3 órgãos Estaduais e agora completa 100% de integração com os municípios.

Fonte: Philipe Ramos/Governo do Tocantins