728x90 AdSpace

Atualidades
quarta-feira, 23 de setembro de 2020

SPE mantém projeção de queda do PIB de 4,7% em 2020

Secretaria de Política Econômica (SPE) divulgou, nesta terça-feira (15/9), em coletiva virtual, a edição do Boletim Macrofiscal de setembro de 2020. A publicação traz projeções para as principais variáveis macroeconômicas, como Produto Interno Bruto (PIB) e inflação. Foram mantidas as estimativas do PIB anteriormente elaboradas pela Secretaria nos meses de maio e julho deste ano, prevendo uma redução de 4,7% em 2020 e crescimento de 3,2% em 2021. Os indicadores demonstram que o país deverá apresentar uma forte retomada da atividade econômica a partir do terceiro trimestre.



O secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, destacou que a rápida recuperação da economia confirma as previsões feitas pelo ministro Paulo Guedes, desde o começo da crise, de que a economia brasileira apresentaria uma retomada em V. “O Brasil está realmente surpreendendo o mundo. Estamos com uma forte recuperação que, se avançarmos na agenda de reformas, em parceria com o Congresso Nacional, se mantivermos a consolidação fiscal, irá se transformar em uma retomada consistente de longo prazo da economia brasileira”, destacou.

Sachsida salientou ainda a importância das medidas tomadas pelo governo federal para atenuar os efeitos da crise provocada pelo novo coronavírus. Entre as iniciativas citadas pelo secretário está a transferência de recursos para a área de saúde, a ajuda à população vulnerável, a preservação de empregos e empresas, o aumento da liquidez para irrigar o mercado de crédito e a transferência de recursos a estados e municípios para que possam absorver a abrupta perda de receita públicas.

Para o secretário, o trabalhador brasileiro foi também fundamental para a mitigação da crise. “A população brasileira, com toda a criatividade e com toda a sua característica de trabalho duro e honesto, tem um papel importante na recuperação econômica. A maior parte da recuperação é por causa do povo brasileiro, pela sua inteligência, pela sua vontade de trabalhar e por sua capacidade de se adequar a uma nova situação”, disse.

Inflação

A SPE também atualizou as projeções relacionadas à inflação. O Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA) teve sua estimativa ampliada de 1,6% em julho para 1,83% em setembro. A revisão dos índices de inflação foi necessária em virtude dos aumentos localizado e transitório de alimentos ocorrido nos últimos dias.

FGTS

O secretário destacou ainda que 760 mil trabalhadores já estão tendo acesso a empréstimo consignado, utilizando com garantia o saldo disponível em suas contas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Segundo dados fornecidos pela Caixa, o impulsionamento no mercado de crédito pela nova forma de empréstimo já representou cerca de R$ 2,2 bilhões.

Coletiva

Participaram da coletiva virtual o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida; o subsecretário de Política Macroeconômica, Fausto José Araújo Vieira; o subsecretário de Política Fiscal, Erik Alencar de Figueiredo; e o assessor especial da Secretaria de Política Econômica, Rodrigo Mendes Pereira.

Fonte: MINISTERIO DA ECONOMIA
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: SPE mantém projeção de queda do PIB de 4,7% em 2020 Rating: 5 Reviewed By: porto rápido