728x90 AdSpace

Atualidades
sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Governo do Tocantins destaca importância da proteção da fauna no Dia Mundial dos Animais

Neste domingo, 4, o calendário ambiental traz o Dia Mundial dos Animais, que dá início à Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais no Estado do Tocantins, estabelecida pela Lei n° 3.692, de 25 de junho de 2020. Data em que é celebrada como a Semana de Proteção à Fauna, com homenagens atribuídas também à natureza, ao patrono da ecologia e ao cão, que possui raças consideradas domésticas, silvestres e exóticas. O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), chama a atenção da sociedade para a importância da fauna no Dia Mundial dos Animais. 


No primeiro semestre deste ano, diminuiu o volume de animais silvestres recebidos pelo Naturatins, no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau). O relatório da movimentação, de janeiro a agosto de 2020, aponta que 92 animais silvestres foram encaminhados ao órgão, sendo maioria aves, com a soma de 62 indivíduos. Nesse mesmo intervalo, em 2019, foram registrados 210 acolhimentos, tendo o registro de 156 aves.

“O Naturatins possui o Centro de Fauna, que tem o objetivo de recepcionar os animais silvestres, os quais eventualmente precisem de cuidados médicos veterinários e necessitem de reabilitação e posterior destinação, seja a devolução à natureza ou o envio para cativeiro permanente, daqueles que perderam condições de viver no habitat natural”, afirma Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

O gerente de Pesquisa e Informações da Biodiversidade do Naturatins, Leonam Barbosa, destaca que “o Tocantins possui uma grande riqueza de fauna silvestre. Das principais espécies conhecidas, a gente pode citar a onça pintada e o lobo guará; temos ainda espécies ameaçadas de extinção como a anta, o pato mergulhão, além de peixes, répteis, anfíbios e invertebrados. Essa diversidade toda atrai os olhares do mundo para a necessidade de ampliar os mecanismos de proteção e conservação da fauna silvestre”.


Já o biólogo do Naturatins, Tiago Scapini, pontua sobre a importância da data. “Essa é uma data importante a ser celebrada, porque nos lembra o papel da fauna para o nosso planeta. No entanto, é importante que as ações de proteção, cuidados e garantia de bem-estar devem ser diárias e contínuas. Em especial, a fauna silvestre presta importantes serviços ambientais, na dispersão de sementes, no reflorestamento, na polinização, no controle de pragas e informações que são referência sobre a qualidade ambiental dos ecossistemas”, indica.

Em 2019, o estado do Tocantins aprovou o Código Estadual de Proteção dos Animais com a Lei n° 3.530, de 14 de agosto de 2019, código que fortalece ainda o nível de proteção à fauna. Recentemente, houve uma alteração na lei de crimes ambientais. “Com a alteração da lei de crimes ambientais, houve o aumento da pena para crimes de maus-tratos a cães e gatos. De toda forma, é o reconhecimento da importância dos animais, sejam eles, domésticos, silvestres ou exóticos. Lembrando que nós também somos animais, então comemorar essa data é importante para nos lembrar do nosso dever de cuidado com esse grupo tão importante, tão presente em nossas vidas”, conclui Tiago Scapini.

Fonte: Cleide Veloso/Governo do Tocantins
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Governo do Tocantins destaca importância da proteção da fauna no Dia Mundial dos Animais Rating: 5 Reviewed By: porto rápido