728x90 AdSpace

Atualidades
sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Naturatins realiza visitas técnicas em atrativos turísticos nas Serras Gerais

Objetivo da ação é orientar a comunidade e os operadores de turismo locais sobre as mudanças no licenciamento ambiental




Uma equipe técnica do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está visitando os atrativos turísticos das Serras Gerais, nos municípios de Rio da Conceição, Almas, Taguatinga, Aurora do Tocantins e Arraias. As visitas tiveram início na última segunda-feira, 8, e seguem até a próxima sexta-feira, 12.

O objetivo da ação é orientar a comunidade e os operadores de turismo locais sobre as mudanças no licenciamento ambiental para esse tipo de empreendimento e também receber demandas das comunidades e empreendedores que necessitam do auxílio do órgão ambiental.

Segundo a gerente de Suporte de Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Vanessa Braz, o trabalho está sendo realizado por meio das diretorias de Gestão e Regularização Ambiental e de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto, bem como do escritório regional de Dianópolis. “Essa ação é uma forma de o órgão estreitar relação com a comunidade, fortalecendo sua atuação na preservação e conservação do meio ambiente, além de diminuir a possibilidade de possíveis passivos ambientais”, explica.

A gerente ressalta que o trabalho dos técnicos também visa esclarecer à comunidade, que o Naturatins não é só um órgão fiscalizador e punitivo. “O Naturatins é, especialmente, parceiro, tanto no desenvolvimento socioeconômico do Tocantins, quanto no que tange a preservação/conservação do bioma Cerrado”, conclui.

A analista de licenciamento ambiental de Dianópolis, Fernanda Tainã Castro, explica que as visitas têm, ainda, a pretensão de conscientizar os empreendedores desses municípios que querem explorar o turismo como atividade econômica para a importância da preservação. “Temos ciência de que um dos vieses de crescimento econômico do Tocantins é o turismo, e o ecoturismo tem atraído cada vez mais pessoas para visitação e contemplação da natureza”, afirma.

A conservação, segundo Fernanda Tainã, é o fator que atrai o turista que gosta da natureza. “Ninguém sai de um grande centro para vir para o Tocantins e encontrar poluição sonora e degradação; as pessoas querem ter uma vivência especial, querem avistar animais silvestres, querem um cenário bem natural, conservado, querem ouvir o som dos pássaros”, reforça.

Para a analista de Dianópolis, isso só será possível através da conscientização ambiental, que é o trabalho que a equipe do Naturatins está fazendo diretamente com os empreendedores e as comunidades dos municípios visitados. “Queremos que esses empreendedores apresentem bons projetos para realizar um trabalho lucrativo, mas, acima de tudo sustentável”, encerra.

A equipe técnica do Naturatins que está realizando as visitas também é composta pelas analistas de licenciamento ambiental de Palmas Larissa Uchôa e Denise Martins.


por Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Naturatins realiza visitas técnicas em atrativos turísticos nas Serras Gerais Rating: 5 Reviewed By: porto rápido