728x90 AdSpace

Atualidades
quinta-feira, 31 de março de 2022

Porto Nacional torna facultativo o uso de máscara em ambientes abertos e fechados

Também está liberada a realização de atividades econômicas, sociais, 
religiosas, culturais, musicais e esportivas, conforme Decreto




Em reunião realizada nesta ultima terça-feira, 29, o Comitê Operacional Emergencial (COE) de Porto Nacional decidiu flexibilizar algumas regras adotadas no município, contra a Covid-19. Dentre as novas normas, a prefeitura torna facultativo o uso de máscaras em locais abertos e fechados e libera a realização de atividades econômicas, sociais, religiosas, culturais, musicais e esportivas, desde que não ultrapassem a lotação máxima de 70% da capacidade dos ambientes. A decisão passa a valer a partir desta quarta-feira, 30.

Conforme o Decreto nº 424, de 29 de março de 2022, a obrigatoriedade do uso de máscara permanece em locais destinados à prestação de serviços de saúde em que o profissional tenha contato direto com pacientes e em transporte público intermunicipal, bem como para pessoas sintomáticos ou que estejam potencialmente em contato com transmissores, imunossuprimidos, gestantes - com ou sem comorbidades - e para os não vacinados contra a COVID-19, ou que receberam imunização incompleta.

Porto Nacional lidera o ranking de doses recebidas e aplicadas no Tocantins, com 100% da população vacinada com a primeira dose e quase 83% com a D2. Além da imunização em massa por meio de campanhas e buscas ativas de pacientes, a equipe operacional de emergência considerou a queda dos casos por Covid-19 de mais de 91% entre fevereiro e março deste ano. Após a flexibilização, a Secretaria Municipal da Saúde, deverá se reunir semanalmente para acompanhar a evolução da doença.

De acordo com o prefeito Ronivon Maciel, mesmo após o governo do Tocantins anunciar a liberação do uso da máscara, foi necessário realizar diversos estudos e fatores para a tomada de decisão nesta terça-feira, 29. “Buscamos neste período agir com responsabilidade, sempre com diálogo e discussão junto ao COE, grupo que tem uma representatividade bem significativa para Porto Nacional. Um grande dia e um passo importante para a nossa população. Pedimos a Deus que consigamos vencer essa doença de uma vez por todas”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Lorena Martins, ressaltou a classificação do município, no índice de vacinação dentre todas as cidades do Tocantins e disse que antes de apresentar a proposta ao COE, toda a equipe técnica da secretaria municipal da Saúde foi consultada. “Sabemos da importância dessa flexibilização de medidas para a população e exatamente por isso, nos reunimos com nossas equipes - Infectologista, Diretora de Vigilância em Saúde e demais técnicos que fazem parte da saúde de Porto Nacional – para avaliarmos o momento. Atualmente o nosso percentual de vacinação é um dos melhores índices em todo o Tocantins. Estamos confiantes e felizes com mais um passo importante contra a Covid-19 na nossa cidade”, concluiu.


Por: Mychelle Tauane
Secretaria Municipal da Comunicação
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Porto Nacional torna facultativo o uso de máscara em ambientes abertos e fechados Rating: 5 Reviewed By: porto rápido