728x90 AdSpace

Atualidades
quarta-feira, 2 de março de 2022

Governo do Tocantins participa de feira no Paraná para atrair investidores do agro

Equipe do Estado participou do 25° Show Tecnológico Verão, iniciativa da Fundação ABC 
em parceria com as cooperativas Frísia, Capal e Castrolândia




Com os objetivos de divulgar as potencialidades do Tocantins e prospectar novos investidores do setor agrícola, uma comitiva do Governo do Estado participou nessa quarta-feira, 23, do 25° Show Tecnológico Verão em Ponta Grossa, no Paraná.

A equipe, formada por representantes da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), participou de encontro com o governador em exercício do estado do Paraná, Darci Piana, que frisou sobre a importância do trabalho em conjunto entre poder público, cooperativas e produtores para o fortalecimento da atividade agrícola no Estado. “Esse desenvolvimento e essa tecnologia apresentados aqui demonstram a capacidade do nosso Estado, que tem mostrado competência e que conta com a dedicação do cooperativismo”, afirmou Darci Piana.

Apresentando grande potencial logístico, o Tocantins é a última região em expansão viável para a produção de alimentos sustentáveis no mundo, além de contar com excelentes condições de escoamento da produção. Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, o Tocantins é o local ideal para a expansão da atividade agrícola. "Nós precisamos buscar essa experiência cooperativista e esse tipo de parceria que já temos com a Frísia. Viemos fazer esse intercâmbio, porque o nosso Estado tem uma vocação natural para o Agronegócio e é a última fronteira agrícola do século XXI. Quando se pensa em expandir negócios e romper fronteiras o local é o Tocantins, então viemos buscar os bons exemplos e levar o modelo para o nosso Estado, porque entendemos que dentro do cooperativismo nós podemos avançar muito no aspecto socioeconômico".

O evento é uma iniciativa da Fundação ABC em parceria com as cooperativas Frísia, Capal e Castrolândia. Atuando no Tocantins há 6 anos, a Frísia já conta com 110 cooperados no Estado e 21 mil hectares de áreas agricultáveis.

O diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, destacou a boa vontade do Governo do Tocantins em participar do evento. "A vinda da equipe do Governo do Tocantins aqui hoje mostra a boa vontade do poder público em conhecer os investidores que estão indo para lá, a história dessas empresas e como podemos atuar em parceria. Nós vemos isso como um ponto extremamente positivo". O diretor também comentou sobre os próximos passos da cooperativa no Estado. "A nossa atuação depende muito de quanto o nosso cooperado quer crescer, mas enxergamos o Tocantins como um Estado de muita oportunidade, seja na produção de grãos, na produção de proteína animal ou na agroindustrialização. Já estamos preparando um investimento para uma loja de peças e uma unidade administrativa no município de Paraíso do Tocantins, justamente para atendermos melhor o nosso cooperado".

A equipe do Governo do Estado também visitou o moinho de trigo, Herança Holandesa, gerenciado pela Frísia e a unidade administrativa no município de Carambeí, no Paraná. Na ocasião, foram apresentados os números atuais e planos futuros da cooperativa no Tocantins.


por Lourranny Parente/Governo do Tocantins
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Governo do Tocantins participa de feira no Paraná para atrair investidores do agro Rating: 5 Reviewed By: porto rápido