728x90 AdSpace

Atualidades
quinta-feira, 17 de março de 2022

Tocantins participa da 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas em Manaus

Evento conta com mais de 300 autoridades, lideranças e convidados de dez países





O Tocantins participa desta quarta-feira, 16, até o sábado, 19, em Manaus (AM), da 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), para tratar das problemáticas e soluções para as mudanças climáticas e o desmatamento em estados e províncias de florestas tropicais. A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, participa do evento representando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhada da superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos.

Nesta quarta-feira, 16, a reunião é voltada apenas para os membros da GCF Task Force, formado por 38 estados e províncias que cobrem mais de um terço das florestas tropicais do mundo, localizadas no Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Indonésia, México, Nigéria, Peru, Indonésia e Estados Unidos.

Já na quinta e na sexta-feira, 17 e 18, das 8h30 às 17 horas, o evento é aberto ao público e será realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado no bairro Dom Pedro, em Manaus, com a realização de quatro debates e ainda uma feira com produtos da bioeconomia amazônica.

Segundo a secretária Miyuki Hyashida, o evento é importante para o movimento em favor da sustentabilidade do planeta, já que reúne vários países que têm a capacidade financeira de apoiar e participar da construção e evolução de programas de bioeconomia que beneficiam os povos indígenas e comunidades tradicionais que vivem da floresta. “Como exemplo, temos os projetos agroflorestais que já acontecem em alguns estados e esperamos que sejam, finalmente, uma realidade para os Estados da Amazônia legal. Além de programas de comando e controle, que consigam diminuir o desmatamento e as queimadas ilegais”.

A superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos, irá palestrar nesta quinta-feira, às 10 horas, sobre o desafio de as equipes estaduais em tornar maduras as políticas públicas de clima.

REDD+

O Tocantins também participará das discussões com autoridades nacionais para acesso ao mercado voluntário de transação de crédito carbono, onde os estados vão compartilhar informações e pontos de vista sobre as oportunidades disponíveis para os estados subnacionais acessarem o mercado voluntário de carbono, por meio do programa Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Ambiental (REDD+).

Na agenda, os representantes do Tocantins ainda irão participar de reuniões bilaterais com as instituições ambientais internacionais, Mercúria e Earth Inovation, e com o governador de Santa Cruz, da Bolívia, Luis Camacho.

GCF Task Force

O evento conta com a participação de mais de 300 autoridades, lideranças e convidados de dez países. A proposta é reunir a sociedade em geral e representantes do setor privado, governos, instituições, povos indígenas, populações tradicionais, entre outras.

Reunião

A reunião anual da Força-Tarefa do GCF é dividida em debates temáticos que se alinham com o Plano de Ação de Manaus (MAP, na sigla em inglês), inicialmente discutido, em 2021, na Conferência das Partes, a COP26, em Glasgow, na Escócia.

O MAP, aprovado na manhã desta quarta-feira, vai traçar um caminho para a rede da Força-Tarefa do GCF nos próximos anos, abordando as áreas: (1) Conhecimento, Tecnologia e Inovação; (2) Governo e Políticas Públicas; (3) Pessoas e Comunidades; e (4) Finanças e Investimento.

*Estagiária sob a supervisão da jornalista Fábia Lázaro

por Ester Dutra/Governo do Tocantins
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Tocantins participa da 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas em Manaus Rating: 5 Reviewed By: porto rápido