728x90 AdSpace

Atualidades
quinta-feira, 12 de maio de 2022

Produtores rurais celebram retorno presencial da Agrotins e enxergam a feira como a vitrine ideal para seus produtos

Expectativa positiva quanto à produção para os próximos anos



A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) teve abertura oficial nesta quarta-feira, 11, com a presença do governador Wanderlei Barbosa que, durante a cerimônia, reforçou a importância da feira para fomentar a economia e a produção no Estado. “O que queremos é que todos tenham uma excelente feira. Sei que, com a realização presencial, com nossos expositores, nossos serviços, todos que vieram fazer negócios nesta feira, vamos ter muito êxito. O agronegócio é forte, é o que organiza a nossa balança comercial, precisamos de mulheres e homens nesta área e sei que, aqui, teremos uma evolução muito grande para o nosso Tocantins”, destacou.

Os produtores rurais que voltaram a visitar a feira, após dois anos de edições virtuais, demonstraram otimismo com a quantidade de atrativos e serviços disponíveis e com potencial de alavancar as atividades produtivas e escalar os negócios.

É o que espera o produtor Jaildo Costa, do município de Dois Irmãos, que já tem 27 anos de dedicação na produção rural e, atualmente, planta banana, feijão e milho. Há 15 anos, o produtor, que é considerado de médio porte, exporta bananas a São Luís, no Maranhão.

No Tocantins, Jaildo Costa fornece feijão e milho para Guaraí, Miracema, Pedro Afonso, Tabocão e Colinas do Tocantins. Segundo ele, sua participação na Agrotins deve abrir as portas para novos empreendimentos, novos públicos e negócios. “Eu fiquei muito feliz com o retorno da Agrotins presencial, pois facilita muitas coisas como os financiamentos, por exemplo. Na sexta-feira, 13, já vou fazer um empréstimo para plantio de soja e será a primeira vez que vamos trabalhar com essa plantação. Estou otimista, pois a feira ajuda muito o trabalhador do campo. Nesse governo, tem muita gente boa que pensa e investe no nosso setor”, afirmou.

Oportunidade de expandir

Mesma expectativa do pequeno produtor Carlos Liberato, que tem uma fazenda a 7 km de distância de Augustinópolis, onde cria vaca leiteira, gado de corte, galinha, porco, carneiro e cavalo. “Eu nunca participei de uma feira como esta e, quando saímos do interior e chegamos aqui, a gente vai vendo coisas que não vemos lá, vamos aprendendo, agregando e tendo mais gosto de trabalhar no campo. Eu estou achando que valeu a pena me deslocar para aprender, conhecer e compartilhar experiências na Agrotins”, pontuou.

Atualmente, o carro-chefe do produtor é a produção de leite, que fornece em sua cidade. Carlos Liberato espera ampliar a sua produção após a participação na feira. “Vejo que, na nossa região, o agro vem crescendo e tem mais apoio para o pequeno produtor. O meu maior sonho é me tornar médio e grande produtor um dia. Creio que a feira vá me ajudar a crescer”, comentou.

Atualizando conhecimento

Já mais experiente, o produtor Edmar Corrêa trabalha no ramo há 26 anos só aqui no Tocantins, plantando soja e milho em Pedro Afonso. Sua produção é de grande porte, com grãos que são exportados para todo o país e também para fora do Brasil. Na feira, ele vem acompanhar as novidades do setor e dividir conhecimentos com os demais.

“[É] Muito importante a Agrotins. Há dois anos, não tem de forma presencial. Aqui se encontram novas tecnologias, lançamentos em pouco tempo, já que, em quatro dias, você vê o que aconteceu em um ano. Sabemos que o agronegócio está tendo uma evolução muito boa e se você ficar dentro da fazenda, no campo, você não acompanha tudo isso. O ideal então é esse tipo de feira para você vir e ficar conhecendo tudo”, afirmou.

Realização

A Agrotins 2022 segue até o sábado, 14 de maio. A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.


por Guilherme Lima/Governo do Tocantins
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Produtores rurais celebram retorno presencial da Agrotins e enxergam a feira como a vitrine ideal para seus produtos Rating: 5 Reviewed By: porto rápido