Durante a exposição o produtor tem acesso à produção integrada de alimentos; horta agroecológica; criação de abelhas sem ferrão para a produção de mel, entre outros
Com atividades e vitrines voltadas aos produtores rurais interessados em diversificar sua produtividade e de forma sustentável, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa da Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara/2022). O evento ocorre entre os dias 2 e 12 de junho, no Parque de Exposições Dair José Lourenço. E nesse domingo, 5, o presidente do instituto, Washington Ayres, esteve na feira visitando o estande e conhecendo o trabalho que a equipe do Ruraltins de Araguaína está apresentando.
Na condução dos trabalhos na exposição, o extensionista rural, Wandro Cruz, explicou que o Ruraltins está com um espaço voltado para a Agricultura Familiar, a fazendinha, onde o público visitante, especialmente os produtores rurais, têm acesso a informações e demonstrações do Sisteminha da Embrapa, que consiste na produção integrada de alimentos, com a criação de peixes, aliada à produção de hortaliças, por meio do Sistema de Aquaponia.
O visitante também pode conhecer a horta sintrópica, que é um modelo de agricultura inserido nos princípios da agroecologia, com aproveitamento da cobertura morta e cultivo de várias espécies no mesmo canteiro; e que é uma horta orgânica sem o uso de qualquer defensivo químico, e nem fertilizantes.
O órgão também traz uma unidade de meliponicultura, que é a criação de abelhas nativas (sem ferrão) para a produção de mel. O objetivo é disseminar novas tecnologias para o produtor rural e outras pessoas interessadas em conhecer os detalhes da produção de mel, que também tem como proposta a preservação ambiental.
Ainda na área o visitante vai ver um sistema de piquete rotacionado, demonstração de cultivos de milho e capiaçu irrigados. “Aqui na Expoara, que é uma das exposições mais importantes do Estado, estamos mostrando um trabalho interessante no cultivo em pequenas áreas e ser multiplicador de sistemas de produção viáveis ao agricultor familiar”, destacou Wandro.
Completando a participação do órgão no evento, haverá também, o Fórum da Piscicultura, com o engenheiro de pesca Renan Sousa, e a palestra Desafios da Cafeicultura no Tocantins, com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kin Gomides, ambos no dia 7 de junho, no estande do Sebrae.
Além da importante parceria com o Sindicato Rural de Araguaína, realizador do evento, o Ruraltins conta com o apoio da Unitpac/Araguaína na produção de mudas e auxílio no plantio dentro da exposição.
por Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins
0 comentários:
Postar um comentário