728x90 AdSpace

Atualidades
quarta-feira, 1 de junho de 2022

Saúde de Porto Nacional promove ações de prevenção contra o Câncer Bucal nas UBSs do município

O objetivo é intensificar as práticas de prevenção e sensibilização sobre a doença




Ações como palestras e orientações de prevenção e cuidados sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Porto Nacional, em alusão ao Dia de Combate ao Câncer Bucal e o Dia Mundial de Combate ao Fumo (31/5), as atividades fizeram parte da campanha Maio Vermelho, mês da luta contra o câncer de boca. O objetivo é intensificar as práticas de prevenção e sensibilização sobre a doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o quinto tumor mais frequente no sexo masculino no Brasil.

Durante o período, os profissionais da saúde levaram informações para a comunidade sobre as causas, sintomas e fatores de risco, além de orientações sobre medidas preventivas para esse tipo de câncer. A recepcionista Maíra Medeiros esteve presente durante a ação e destacou a importância das ações. “É muito relevante que saibamos das causas e sintomas, mas principalmente maneiras de prevenir, porque corremos menos risco de ter essa doença”, afirmou Maíra.

De acordo com as palestras realizadas nas UBSs, um dos fatores de risco para o câncer bucal é o uso de tabaco, seja em cigarros, palheiros, narguilé e até cigarros eletrônicos. Por isso, é importante tomar medidas preventivas para a preservação da saúde como um todo.

Centro de Especialidades Odontológicas - CEO

Porto Nacional conta com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para cuidar da saúde bucal da população. No local são realizados, de forma gratuita, diversos procedimentos odontológicos, feitos mediante encaminhamento médico e agendamento. A comunidade realiza o primeiro atendimento nas UBSs e, caso necessário, o médico faz o encaminhamento do paciente para o CEO.



Por: Anne karianny Moreira
Secretaria da Comunicação
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Saúde de Porto Nacional promove ações de prevenção contra o Câncer Bucal nas UBSs do município Rating: 5 Reviewed By: porto rápido