728x90 AdSpace

Atualidades
sexta-feira, 8 de julho de 2022

Receita Federal participa de operação de combate à extração ilegal de ouro e lavagem de capitais

Organização criminosa cometia crimes ambientais, invasão 
de terras da União e lavagem de capitais.




A Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, deflagrou nesta quinta-feira (07/07) a Operação Ganância, com o objetivo de combater organização criminosa responsável pela extração ilegal de ouro mediante o cometimento de crimes ambientais, invasão de terras da União e lavagem de capitais.

No curso das investigações foi identificado que uma empresa mineradora localizada no estado do Pará estava extraindo minério de ouro em volume incompatível com as autorizações ambientais, além de promover ações visando aparentar a legalidade de operações comerciais com minério proveniente de outros garimpos localizados em terras indígenas e terras da União. Estima-se que essa empresa tenha comercializado, entre os anos de 2020 e 2021, em torno de R$ 1 bilhão em minério de ouro, sendo quase a totalidade destinada para a exportação.

O grupo econômico investigado ainda praticou atos de lavagem de capitais por meio de ocultação e dissimulação de valores através de empresas de “fachada/fictícia”, de pessoas físicas “laranjas”, de diversas operações envolvendo criptoativos, além de transações financeiras de altos valores (depósitos e saques em espécies), principalmente de forma fracionada, para burlar limites regulamentares ou operacionais.

Estão sendo cumpridos 05 mandados de prisão preventiva e 60 mandados de busca e apreensão, nos estados de Rondônia, Pará, Acre, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além do bloqueio judicial de ativos financeiros em nome dos investigados, no limite total de R$ 2 bilhões e a suspensão das atividades comerciais de algumas das empresas investigadas.


RECEITA FEDERAL
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Receita Federal participa de operação de combate à extração ilegal de ouro e lavagem de capitais Rating: 5 Reviewed By: porto rápido