728x90 AdSpace

Atualidades
terça-feira, 2 de agosto de 2022

Tocantins é o Estado mais rápido para se abrir empresa no Brasil

O Tocantins assumiu a primeira posição do ranking nacional de estados mais rápidos para se abrir empresa no Brasil. Os dados, referentes ao mês de julho, são do Governo Federal, apresentados por meio do Portal da Rede Nacional Para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).




A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), em julho, gastou em média apenas 3 horas, 34 minutos e 12 segundos para registrar uma empresa. Ao todo, o tempo médio para abertura de empresas no Tocantins está em 13 horas, 46 minutos e 6 segundos.

Para chegar ao resultado final, somam-se ao tempo da Junta Comercial, a duração dos processos de viabilidade e obtenção de CNPJ, que são responsabilidades, respectivamente, dos municípios e Receita Federal. O tempo total acaba se tornando maior, pois a viabilidade, por exemplo, varia de município para município.

Em junho esse tempo era de 17 horas, 57 minutos e 33 segundos. O Tocantins já figura no Top 5 desde abril. É a primeira vez que o estado assume a ponta.

Com este resultado, a Jucetins faz uma “dobradinha”: o Tocantins é o estado brasileiro mais rápido para abrir empresas e o que mais cresce em abertura percentual de empresas.

No primeiro quadrimestre, o estado foi o que mais evoluiu em número de empresas abertas em relação ao quadrimestre anterior e ao mesmo período do ano anterior. Um crescimento de 28,6% e 4%, respectivamente. Os dados também são do governo federal.

Para o presidente da Jucetins, as conquistas são frutos de um trabalho em equipe. “A Jucetins tem um corpo técnico capacitado e muito empenhado. Esse resultado só pode ser conquistado também graças aos nossos parceiros: Sebrae, Prefeituras, Bombeiros, Naturatins e Vigilância Sanitária”, explica José Aníbal.

O gerente de planejamento da Jucetins, Helivan Lopes, afirma que o primeiro lugar é um feito histórico. "A Jucetins sempre trabalha para inovar e estar entre os primeiros. Com muito planejamento, parcerias e foco de toda a equipe alcançamos esse resultado histórico para Tocantins e vamos continuar trabalhando para manter o resultado e simplificar ainda mais a abertura e demais processos de legalização".

O registro empresarial no Tocantins é todo feito pela internet por meio do portal Simplifica Tocantins, que está integrado a todos os municípios do estado, graças a uma parceria com o Sebrae. Até mesmo a assinatura é completamente digital, com o benefício de ser gratuita, caso o usuário opte pelo gov.br.

O presidente explica ainda que a grande adesão dos contadores ao deferimento automático (quando o processo atende determinadas regras o usuário recebe o número da sua Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CPNJ instantaneamente) e a agilidade da análise nos processos de abertura foram grandes responsáveis pelos resultados. “A automatização de consultas de Palmas e Araguaína, tornando as integrações ainda mais céleres, também contribuíram de forma significativa”, complementa.


CONEXÃO TOCANTINS 

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Tocantins é o Estado mais rápido para se abrir empresa no Brasil Rating: 5 Reviewed By: porto rápido