728x90 AdSpace

Atualidades
segunda-feira, 13 de março de 2023

Entenda o que é o Fundo Amazônia e suas atribuições

Gerido pelo BNDES, programa visa prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, assim como conservação e uso sustentável da Amazônia Legal




O Fundo Amazônia foi proposto pelo governo brasileiro durante a COP-12, a Conferência Mundial do Clima, em 2006, sendo criado efetivamente em 1° de agosto de 2008, durante o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O programa busca a contribuição voluntária, ou seja, doações para prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, assim como conservação e uso sustentável da Amazônia Legal.


O Fundo Amazônia é gerido pelo BNDES, que faz a captação de recursos, contratação e do monitoramento dos projetos e ações apoiados. Ele possui um Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa), responsável pelas diretrizes e critérios para seu funcionamento.

Participam do Cofa representantes do governo federal, dos estados da Amazônia Legal e da sociedade civil.

Há também um Comitê Técnico, que é nomeado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que atesta emissões provenientes de desmatamentos na floresta.

Até 20% dos recursos do programa são voltados a sistemas de monitoramento e controle do desmatamento em outros biomas brasileiros e em outros países tropicais.

Entre as atribuições do Fundo Amazônia, estão:

  • Gestão de florestas públicas e áreas protegidas;
  • Controle, monitoramento e fiscalização ambiental;
  • Manejo florestal sustentável;
  • Atividades econômicas desenvolvidas a partir do uso sustentável da vegetação;
  • Zoneamento ecológico e econômico, ordenamento territorial e regularização fundiária;
  • Conservação e uso sustentável da biodiversidade;
  • Recuperação de áreas desmatadas.

Recentemente, houve também o anúncio da expansão de suas funções, conforme a arte abaixo:

Atribuições do Fundo Amazônia
Atribuições do Fundo Amazônia / Arte CNN


Ao todo, 102 projetos e 384 instituições são apoiadas diretamente e por meio de parceiros, com mais de 207 mil pessoas beneficiadas com atividades produtivas sustentáveis.

Além disso, 195 unidades de conservação e 101 terras indígenas da Amazônia são apoiadas. Foram realizadas 1.706 missões de fiscalização ambiental.

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o Fundo ficou paralisado. Em 2023, a Alemanha anunciou que desbloquearia os recursos.

Além deste país europeu, a Noruega também contribui, e outros como França, Reino Unido e Espanha sinalizaram participação. Em visita ao Brasil, o enviado especial dos Estados Unidos para o clima também destacou “compromisso” em trabalhar com Fundo Amazônia.

Com novas doações, o montante disponível para o programa chegou a R$ 5,4 bilhões no início de 2023. Em 2018, o valor disponibilizado foi de R$ 3,4 bilhões.

Países que participam e que sinalizaram participação no Fundo Amazônia
Países que participam e que sinalizaram participação no Fundo Amazônia / Arte CNN



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Entenda o que é o Fundo Amazônia e suas atribuições Rating: 5 Reviewed By: porto rápido