Os dados são da pesquisa inédita “Saúde e Performance de Pessoas Empreendedoras”, realizada pela Endeavor em parceria com BID Lab, ANDE e Flourish Ventures
Com dados e informações de 118 empreendedores, dentro e fora da rede, além de entrevistas realizadas com 12 especialistas em empreendedorismo e saúde, o estudo mostra ainda que 56,8% dos executivos consideram sua rotina de trabalho estressante ou muito estressante. Isso é agravado, principalmente, por fatores como instabilidade econômica, incertezas do mercado e até mesmo a pressão para conduzir uma empresa de alto crescimento. Aliado a isso, o cenário macroeconômico e a sustentabilidade financeira dos negócios podem potencializar o estresse e o cansaço dos profissionais, conforme mostra a tabela abaixo.
FATORES EXTERNOS | FATORES INTERNOS | ROTINA |
Situação financeira da empresa: 60,2% Captação de Situação econômica do mercado: 20,3% | Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: 43,2% Medo do fracasso: 29,7% | Contratação e gestão de pessoas: 29,7% Relacionamento com co-founders: 27,1% Relacionamento com atuais investidores: 7,6% |
A falta de equilíbrio e as longas jornadas de trabalho, bem como a experiência no âmbito do empreendedorismo, também são fatores que influenciam no bem-estar dos profissionais. A sensação de tranquilidade cresce de 31,3% entre empreendedores com menos experiência para 51,9% entre quem está há mais de 10 anos na jornada. Além disso, empreendedores com 1 a 5 anos de experiência trabalham, em média, 55,5 horas semanais, enquanto Empreendedores com mais de 5 anos de experiência trabalham, em média, 45,2 horas semanais.
Para entender esses temas com maior profundidade, o estudo contempla estudos de caso de 7 empreendedoras e empreendedores da rede Endeavor, dentre eles César Carvalho (CEO Gympass), Mariana Dias (CEO Gupy) e Robson Carvalho (COO Madeira Madeira). Nestes estudos de caso, a pesquisa aborda experiências e aprendizados da jornada dessas pessoas empreendedoras com a intenção de incentivar boas práticas de bem-estar.
“As empreendedoras e empreendedores lideram negócios que transformam economias inteiras. Porém, pouco se fala que o bem-estar é a base para esse impacto. Com esse estudo, queremos que empreendedores cuidem de sua saúde com a mesma dedicação que cuidam dos seus negócios. Conforme o mundo se torna mais interligado e, ao mesmo tempo, mais imprevisível, o olhar para saúde e performance precisa ser redobrado. Esperamos que este estudo seja o catalisador de uma mudança sistêmica na forma como encaramos a saúde dos empreendedores no Brasil“, diz Camilla Junqueira, Diretora Geral da Endeavor Brasil.
“Na Flourish, somos apaixonados por redefinir a cultura do capital de risco para focar no empoderamento dos fundadores e priorizar seus desafios de saúde mental. Para isso, é crucial que entendamos melhor os desafios únicos que enfrentam, mas o bem-estar dos fundadores é frequentemente um tópico negligenciado para pesquisa na América Latina”, disse Diana Narváez, Principal da Flourish Ventures. “Com ênfase na correlação entre bem-estar e sucesso nos negócios, os dados obtidos no estudo da Endeavor serão inestimáveis para nos ajudar a desenvolver as ferramentas e recursos de suporte mais eficazes para os fundadores com os quais colaboramos em toda a América Latina.”

0 comentários:
Postar um comentário