Enquanto muitas empresas estão em um ritmo mais lento nesta época do ano, focando apenas em trabalhos mais “simples”, outras estão aproveitando a oportunidade de prospectar novas parcerias e negócios. Adotar essa estratégia antecipada pode ser o diferencial competitivo para começar 2025 com resultados sólidos, na frente de concorrentes.
“A prospecção nesta época do a ano é muito mais do que uma preparação para o próximo ciclo. Ela é uma oportunidade de ouro para ocupar espaços que a concorrência só começará a explorar em janeiro. Quem chega primeiro estabelece relacionamentos e ganha relevância”, afirma José Luiz Branco, diretor-executivo da Next Leads, startup especializada em marketing e prospecção B2B.
A grande maioria das empresas pausam ou reduzem suas atividades comerciais em dezembro. Isso significa menos disputas por atenção, permitindo que as marcas que investem em prospecção tenham mais espaço para negociar com potenciais clientes.
“É nesse período que conseguimos captar leads mais qualificados, pois as empresas estão mais receptivas a ouvir propostas que façam sentido para seus desafios do próximo ano”, explica Branco.
Planejamento alinhado ao mercado
Investir em prospecção antecipada não só ajuda a identificar oportunidades antes dos concorrentes, mas também permite que o planejamento estratégico de 2025 seja mais assertivo.
A prospecção ativa em dezembro permite, segundo o especialista, mapear os desafios que os mercados prioritários enfrentarão no próximo ano. Assim, você chega ao cliente com uma proposta que conversa diretamente com as necessidades dele.
Branco destaca que muitas empresas buscam aplicar orçamentos remanescentes antes do fechamento do ano fiscal. “Essa é uma oportunidade para posicionar sua solução como o investimento ideal para atender às demandas que ficaram pendentes em 2024”, comenta.
Aceleração dos resultados
Quem se antecipa no final do ano e nos primeiros dias do ano começa o próximo ciclo com negociações em andamento, evitando o impacto do período de adaptação pós-recessos.
“Imagine começar o ano com reuniões agendadas e negociações avançadas. É o melhor cenário para quem quer crescer de forma estruturada e eficiente”, reforça ele.
Investir em prospecção agora é mais do que estratégico — é uma forma de garantir que 2025 comece com o pé direito. Como destaca Branco: “O mercado não espera por ninguém. Quem quer ser líder precisa se antecipar, agir antes dos outros”, finaliza.
0 comentários:
Postar um comentário