Os consumidores esperam cada vez mais mensagens relevantes, no canal certo e no momento ideal. Aliar marketing e inteligência artificial (IA) tem sido determinante para que o varejo alcance esse nível de precisão, permitindo segmentação refinada, automação inteligente e campanhas extremamente eficazes.
Atualmente 65% dos negócios ampliaram seus orçamentos em IA, de acordo com estudo da Randstad. Gigantes da tecnologia estão na corrida pela busca de inovação no setor. Para se ter ideia, segundo estudo Inteligência Artificial no Varejo, da Central do Varejo, a frequência de uso da IA é alta entre os varejistas que adotaram a tecnologia, com 58% utilizando diariamente. Sendo que a maioria relatou aumento de eficiência (84%) e redução de custos (42%). Além disso, 39% observaram melhorias na satisfação do cliente e 36% registraram aumento nas vendas.
Nesse contexto e para ajudar ainda mais a vida do empresariado, a plataforma CDL IA surge como alternativa para lojistas de todos os portes que querem adotar esse poder estratégico com facilidade.
Marketing orientado por dados
A inteligência artificial dá ao varejo a capacidade de transformar o comportamento do consumidor, como histórico de compras, interações no e‑commerce e padrões de navegação em ambientes inteligentes. Esses perfis habilitam campanhas totalmente personalizadas, que conversam diretamente com os interesses do público. É a diferença entre enviar uma mensagem genérica e entregar, no canal certo e no momento ideal, aquele produto que o cliente já demonstrou ter interesse — como lembretes para relançamentos de itens favoritos ou ofertas exclusivas para segmentos específicos da base. Essa abordagem elevou a taxa de conversão e aumentou o engajamento do consumidor, gerando fidelização real.
No mercado, já é comum ver marcas estruturando estratégias de marketing que combinam segmentação por perfil demográfico e comportamento de compra, automação de disparos por e‑mail e WhatsApp, e anúncios em redes sociais que se adaptam em tempo real ao desempenho da campanha. Elas ajustam mensagens, criativos e ofertas conforme indicadores, como taxa de abertura, cliques e conversão, calibrando automaticamente até a hora exata do disparo e o tipo de conteúdo mais relevante. O resultado é uma combinação poderosa de precisão e eficiência, reduzindo o custo de aquisição e aumentando o retorno sobre investimento.
Exemplos reais para inspirar
A Riachuelo, por exemplo, montou um ambiente analytics em nuvem com Microsoft Azure e machine learning que atende hoje 18 áreas da empresa, incluindo marketing. Com isso, passou a criar campanhas por perfil de cliente, ajustando as mensagens conforme produto, quantidade e frequência de compra. Desde a migração de 250 processos para a nuvem em 2020, a empresa relata ROI expressivo em vendas e fidelização, alcançando melhor desempenho em períodos críticos como Black Friday, além de agilizar a tomada de decisão.
Já a Petz foi além do básico: implementou o “Pet Commerce”, uma solução que reconstrói perfis de pets usando reconhecimento facial — basta posicionar o animal em frente a uma webcam para que a plataforma identifique quais produtos chamam mais atenção. Com base nisso, criou segmentos com 87% de acurácia e garantiu campanhas específicas que reforçaram engajamento — gerando mais de um milhão de acessos ao site durante ações específicas.
Como inovar com IA no seu marketing
O marketing nas micro e pequenas empresas ainda é, em muitos casos, manual e dependente de listas e controle artesanal. Com IA, esse cenário muda de forma radical: a seleção automática dos clientes certos, a escolha do canal mais eficaz e o texto ideal passam a ser entregues por algoritmos, sem precisar de equipe de marketing ou grande investimento.
- Reúna dados: cadastre histórico básico de compras, canal preferido e perfil de cliente;
- Escolha a ferramenta certa: priorize plataformas que entreguem automação para WhatsApp, e‑mail marketing e social media;
- Crie segmentos simples: individualize as categorias;
- Automatize campanhas: programe envios com ofertas adaptadas ao segmento;
- Acompanhe resultados: monitorando aberturas, cliques, conversões e adaptando em tempo real.
Quer tornar seu marketing mais assertivo?
A CDL IA facilita o uso de IA na criação de campanhas segmentadas — enviadas pelos canais certos com respostas certeiras. É marketing sob medida e sem complexidade.
0 comentários:
Postar um comentário