728x90 AdSpace

Atualidades
segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Brasil avança na consolidação do mercado de carbono com nova Secretaria do Ministério da Fazenda




A Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono (SEMC/MF), criada recentemente no âmbito do Ministério da Fazenda, realizou na terça-feira (28/10) sua primeira reunião de planejamento estratégico. 

O encontro teve como objetivo definir diretrizes e ações prioritárias para fortalecer o mercado de carbono no Brasil, alinhando as iniciativas do Governo do Brasil aos compromissos ambientais e econômicos do país. A criação da secretaria dentro do MF contribui com a estratégia do Novo Brasil – Plano de Transformação Ecológica que enxerga a economia de baixo carbono como uma oportunidade de desenvolvimento para o país, com empregos de alta qualidade e desenvolvimento tecnológico de ponta.

Gestores e técnicos da SEMC discutiram temas essenciais como a estruturação do mercado regulado, incentivos para projetos de redução de emissões, transparência e governança, além da integração com as políticas ambientais e econômicas nacionais. Durante a reunião, foram definidos a missão, a visão e os valores da secretaria, incorporando contribuições de todos os participantes. O encontro marcou o início da elaboração de um cronograma de atividades para acelerar o desenvolvimento desse mercado fundamental.

Liderada pela economista Cristina Reis, que atualmente ocupa o cargo de subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável na Secretaria de Política Econômica (SPE), a Secretaria tem como foco promover um ambiente seguro e eficiente para os negócios no mercado de carbono, contribuindo para a sustentabilidade econômica e o cumprimento das metas do Brasil no Acordo de Paris.

O secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux, compartilhou sua satisfação com o progresso alcançado. “O avanço é significativo, não apenas institucionalmente no Brasil, mas também pela integração dessa política à governança do padrão econômico, brasileiro e mundial. Temos uma grande responsabilidade com o país e o mundo. É muito gratificante trabalhar ao lado de um time e uma coordenação excelentes desde o início do processo”, disse.

Cristina Reis destacou a importância do momento para o Brasil e reforçou que a reunião é apenas um ponto de partida para um diálogo amplo e constante sobre o tema. "Temos o desafio de dialogar com todo esse ecossistema do carbono, ajudando nossos parceiros a trazer clareza às ações, mesmo quando algumas questões não estejam diretamente sob nossa alçada. Precisamos aprimorar essa coordenação para garantir eficiência e transparência”, reforçou.

Ela acrescentou que será necessário aprender a dosar e entender como tratar os temas para definir a responsabilidade, sempre garantindo clareza. Também será essencial mostrar a competência da Secretaria para coordenar e articular as ações, além de compreender como endereçar esses temas para promover o desenvolvimento do mercado.

A criação da Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono pelo Ministério da Fazenda marca um avanço importante na consolidação de políticas econômicas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas no âmbito do Plano de Transformação Ecológica. Esse avanço posiciona o Brasil como protagonista em práticas sustentáveis e no estímulo a investimentos sustentáveis, fundamentais para o desenvolvimento econômico e ambiental do país.


Categoria
Finanças, Impostos e Gestão Pública
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Brasil avança na consolidação do mercado de carbono com nova Secretaria do Ministério da Fazenda Rating: 5 Reviewed By: porto rápido