Crescimento é acima das médias do Tocantins e do Brasil; prefeito ressalta importância de diminuição da dependência da cidade do poder público
Mesmo com a situação financeira complicada da prefeitura e as demissões ocorridas em outubro (https://portonacional.to.gov.br/noticias/5491/prefeitura-de-porto-nacional-ajusta-maquina-e-faz-exoneracoes), a geração de empregos formais na cidade segue crescendo, inclusive com saldo positivo de 40 novas vagas no mês das demissões. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Ao longo do ano, Porto Nacional já apresenta saldo positivo de quase 600 empregos, prosseguindo um ciclo que ocorre desde a primeira gestão do prefeito Ronivon Maciel, iniciada em janeiro de 2021. Atualmente, o total de empregos formais na cidade é de 11.022, 40% a mais do que o registrado ao final de dezmbro de 2020.
No mesmo período, o Tocantins teve um crescimento de 33% e, o Brasil, 25%.
Redução da dependência do poder público
O prefeito Ronivon Maciel comemorou o fato de a cidade estar conseguindo ampliar de forma significativa e progressiva a quantidade de empregos formais, mostrando uma redução da economia do município com o poder público.
“Não é segredo para ninguém que o ano está sendo muito difícil para a prefeitura, fomos atingidos por relevantes quedas de receitas, que nos obrigaram a diminuir o tamanho da máquina pública duas vezes. Apesar de tudo isso, Porto Nacional aumentou o número de empregos em quase 600 vagas. Isso só acontece porque oferecemos aos empresários oportunidades de investimentos e damos as condições para que novos negócios possam ser instalados, bem como os existentes aumentarem a quantidade de postos de trabalho”, pontuou o prefeito.
Nas gestões de Ronivon, Porto Nacional se consolidou como a terceira maior economia do Estado e como campeã absoluta em exportações, com vendas externas de ativos agropecuários (soja, resíduos de soja e milho) que chegam a US$ 600 milhões por ano. “O aumento do número de empregos é o crescimento econômico dando resultado social na ponta, trazendo retorno direto à população”, comemorou o gestor municipal.
Onde estão os empregos em Porto Nacional?
Saldo positivo de janeiro a outubro - Total – 591
Agropecuária – 5%
Indústria – 23%
Construção – 4%
Comércio – 29%
Serviços – 38%




















0 comentários:
Postar um comentário