728x90 AdSpace

Atualidades
terça-feira, 11 de agosto de 2020

Tocantins é o estado que mais investe recursos em Saúde durante a pandemia, aponta levantamento nacional

O Tocantins é o estado que mais investiu recursos em Saúde neste ano, contabilizando 17,86% dos recursos provenientes da Receita Corrente Líquida (RCL), somente no primeiro semestre de 2020. A informação é destaque em um levantamento feito pelo G1 Nacional, publicado nesta segunda-feira, 10.



Conforme o levantamento, o Tocantins figura em primeiro lugar no ranking de investimentos na área da Saúde, seguido pelos estados de Pernambuco, que aplicou 17,2%; e Pará, com 16,47%. Na região Sudeste, São Paulo investiu o correspondente a 14,26% da Receita Corrente Líquida; Espírito Santo, 15,47%; e Rio de Janeiro, 8,18%. Segundo o G1, Minas Gerais é o estado que menos investiu em Saúde neste ano, aplicando 7,76% da RCL.

“Esses dados só comprovam os esforços que o Tocantins vem empreendendo para enfrentar da melhor forma a pandemia do novo Coronavírus. O percentual de 12% é o mínimo que o Estado deve cumprir no ano todo e nós já investimos quase 18%. Temos trabalhado muito, aplicando bem os recursos, abrindo mais leitos, aumentando a capacidade de testagem para o diagnóstico da Covid-19, reconhecendo financeiramente o trabalho que vem sendo desenvolvido por nossos profissionais da Saúde”, ressalta o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse.

Por lei, cada estado deve aplicar, no mínimo, 12% da Receita Corrente Líquida em Saúde por ano. De acordo com o G1, 18 estados já destinaram este percentual nos seis primeiros meses do ano.

Entenda o levantamento

O material publicado pelo G1 Nacional teve como base um levantamento do percentual da Receita Corrente Líquida gasto em Ações e Serviços Públicos em Saúde de todos os estados brasileiros disponíveis nestes relatórios. A RCL é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes, deduzidos, principalmente, os valores transferidos.

fonte: Sara Cardoso/Governo do Tocantins
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Tocantins é o estado que mais investe recursos em Saúde durante a pandemia, aponta levantamento nacional Rating: 5 Reviewed By: porto rápido