728x90 AdSpace

Atualidades
segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Tocantins registra saldo positivo de 1.202 postos de emprego em junho

De acordo com os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), foram admitidos em junho de 2020, no Tocantins, 4.709 trabalhadores e desligados 3.507, o que conferiu um saldo positivo de 1.202 empregos.



Em comparação ao mês anterior, houve um acréscimo de 30,19% no número de admitidos e uma diminuição de 10,03%, no número de desligados. Para a gerente do Observatório do Trabalho no Tocantins, Willany Bezerra, a reação nas contratações se deve principalmente ao setor da construção civil, mas ela também ressalta a reabertura do comércio nas principais cidades do Estado como um dos motivos: “Historicamente, esse é um período do ano em que a construção civil contrata muitos trabalhadores e mesmo com a pandemia essa realidade se confirmou, mas também é importante ressaltar a reabertura do comércio nesse aquecimento das contratações no Estado”, explica a gerente.

Os dados do Caged revelam que a construção civil fechou o mês de junho com saldo positivo de 818 postos de trabalho, sendo seguida do setor de informação, comunicação e atividade financeira, imobiliária, profissionais e administrativas com saldo positivo de 341 postos abertos; na sequência, vem o setor de serviços com saldo de 306 postos abertos.

Dados de Palmas

Em Palmas, no mês de junho, o número de admitidos pelo mercado de trabalho foi de 1.808 pessoas, os desligamentos foram 1.474 e o saldo de empregos ficou positivo em 334 postos. Percentualmente, o acréscimo nas contratações foi de 73,18% e o número de desligamentos caiu em – 29,37%, ambos comparados com o mês anterior.

Na Capital, os setores da economia que mais empregaram foram informação, comunicação e atividade financeira, imobiliária, profissionais e administrativas com saldo positivo de 304 postos abertos; construção civil, com saldo positivo de 161 postos abertos; e Serviços, com saldo positivo de 146 postos abertos.

Willany Bezerra ressalta o empenho do Governo do Tocantins, por meio do Sine, para manter os postos de emprego no Estado: “É fundamental, em momentos de crise como o que estamos vivendo, apoiar o trabalhador que perdeu o emprego com os benefícios sociais que ele tem direito, como o seguro-desemprego, mas também mostrar que o mercado se remodela e apresenta oportunidades diferentes e podemos nos adaptar a esse movimento e buscar novas colocações”, sugere a gerente do Observatório do Trabalho.

O Sine Tocantins está atendendo a população por meio dos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, mas também por telefone e e-mail, desde a suspensão do atendimento presencial em 20 de março, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Passo a passo dos serviços

Os trabalhadores interessados em concorrer às vagas disponíveis diariamente no Sine podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.

Quando não for possível imprimir a carta de encaminhamento pelo aplicativo, o trabalhador deve entrar em contato pelos telefones listados abaixo e a carta será enviada por e-mail.

Para acessar o seguro-desemprego e solicitar a carteira de trabalho, o passo a passo está disponível em https://setas.to.gov.br/noticia/2020/5/14/governo-cria-novo-canal-para-solucionar-divergencias-no-aplicativo-do-seguro--desemprego/.

Telefones de contato dos Sines

Os trabalhadores interessados em pesquisar vagas de emprego, atualizar seus cadastros e serem encaminhados para empresas que precisam contratar, podem fazê-los também pelos telefones disponíveis em cada unidade do Sine:

Palmas e Taquaralto: 3218-1960 e 3218-1957;

Araguaína: 3414-3634;

Araguatins:- 3474 -1100;

Paraíso: 3602-3340;

Porto Nacional: 3363-2717;

Guaraí: 3464-1710;

Dianópolis: 3692-1628;

Gurupi: 3351- 2477.

Fonte: Lara Cavalcante/Governo do Tocantins
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Tocantins registra saldo positivo de 1.202 postos de emprego em junho Rating: 5 Reviewed By: porto rápido