728x90 AdSpace

Atualidades
sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Webinar desmistifica o Pix para empreendedores

O evento foi realizado no âmbito da parceria entre o Sebrae e o Banco Central para disseminar informações relevantes sobre o novo meio de pagamento entre as MPE

O Sebrae realizou nesta quarta-feira (30) o Webinar “Pix - O novo meio de pagamento para o seu negócio”. Online e gratuito, o evento teve como objetivo apresentar o novo meio de pagamento do Banco Central, a donos de Micro e Pequenas Empresas e contribuir para que esses empreendedores estejam preparados para usufruir dos benefícios que ele pode proporcionar à operação das empresas, independentemente do seu porte, segmento ou local de atuação.


Participaram da transmissão o presidente do Sebrae, Carlos Melles; o diretor de organização do sistema financeiro do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello; o chefe de subunidade no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Bacen, Breno Lobo; a economista e co-fundadora da fintech Linker, Igrid Barth; e, representando as MPE, Joel davanti, fundador e diretor comercial da Óptica Davanti. O debate foi moderado por Thiago Cunha, analista do Sebrae Nacional e foi acompanhado por cerca de 2.500 telespectadores. O webinar completo pode ser acessado aqui.

Na abertura do evento, Carlos Melles chamou atenção para revolução que esta nova facilidade vai levar às Micro e Pequenas Empresas. Ele aproveitou para agradecer ao Banco Central pela parceria estratégica. “A área financeira e de crédito é, hoje, o maior gargalo do pequeno negócio. Portanto, esse instrumento vem numa hora muito boa e chega para fazer a diferença na vida dos empreendedores, especialmente neste momento de pandemia. Tudo poderá ser resolvido pelo celular e estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e 30 dias por mês”, disse.
Para o diretor do Bacen, João Manoel Pinho de Mello, o Pix chega para gerar valor para toda a sociedade brasileira e será um motor de apoio ao empreendedorismo. “Além de significar maior conveniência para quem paga, o Pix vai representar um enorme valor para os pequenos negócios, reduzindo custos operacionais e trazendo maior segurança e eficiência na gestão financeira”, disse.

Seminário

Representando o Banco Central, o chefe de subunidade no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro, Breno Lobo, iniciou o debate falando sobre as sete características que tornam o Pix único. São elas: a velocidade, disponibilidade plena, multiplicidade de casos de uso, conveniência, informações agregadas ao pagamento, segurança e ambiente aberto.

Ele finalizou sua participação trazendo os benefícios do novo meio de pagamento para o varejo e para quem atua via e-commerce. “Em resumo, alguns dos benefícios do Pix para o empreendedor são a rapidez no recebimento dos recursos e as informações mais robustas e instantâneas que possibilitam a automação e conciliação de pagamento” afirmou. “ O potencial do Pix para o comércio eletrônico é de aumento da eficiência, recebimento imediato dos recursos, melhor gestão do estoque e agilidade no envio dos produtos”, complementou. Outras funcionalidades que vão agregar para todos os empreendedores são: devolução (total ou parcial), Pix agendado e serviço de saque.

Para Igrid Barth, a implementação do Pix representa um marco no mercado financeiro brasileiro. “Eu não o vejo apenas como um novo meio de pagamento super tecnológico que vai permitir redução de custos. O Pix tem feito muitas pessoas se interessarem em entender o mercado financeiro, portanto, ele chega também com o papel de educador financeiro, e isso é muito importante para toda a sociedade”, opinou.

Já Joel Davanti focou a sua fala no grande impacto do Pix para ele e todos que empreendem. “No macro, o impacto vai ser gigante, e quando trazemos isso para a realidade da Micro e Pequena Empresa os benefícios serão inestimáveis. Eu sou um grande entusiasta da tecnologia e acredito que o Pix vem como uma iniciativa diferenciada que vai acelerar o desenvolvimento das MPE”, finalizou.

Sobre a parceria

O Sebrae vem construindo, em conjunto com o Banco Central, uma série de iniciativas que irá proporcionar a disseminação das vantagens do Pix para os pequenos negócios. Para implementação das ações, serão combinados instrumentos e expertises do Banco Central e do Sebrae, por meio da oferta de conhecimento, capacitação e informação online oferecida aos empreendedores, à rede de relacionamento e à rede de credenciados. Saiba mais aqui.

Fonte: ASN / SEBRAE 

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Webinar desmistifica o Pix para empreendedores Rating: 5 Reviewed By: porto rápido