728x90 AdSpace

Atualidades
segunda-feira, 3 de maio de 2021

Sebrae lança programa “Contador Parceiro: construindo o sucesso” em parceria com o CFC

Profissionais da contabilidade já podem acessar o 1º módulo de capacitação

O Sebrae e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) lançaram neste mês (23), o programa “Contador Parceiro: Construindo o Sucesso”, que oferece capacitação para profissionais contábeis de todo o Brasil para atuarem na rede de Atendimento Sebrae. A iniciativa tem como metas, até abril de 2023, qualificar 100 mil profissionais da área em temas de gestão, empreendedorismo e inovação, habilitar 20 mil profissionais para atuar na rede de atendimento do Sebrae, além de atender 550 mil pequenos negócios. O 1º módulo do desta trilha do conhecimento já está disponibilizado, desde o dia 25/04, data em que se comemora o Dia do Contador e do Contabilista.




“A figura do contador tem muita importância para o Brasil, para os brasileiros e para o Sebrae”, ressaltou Carlos Melles, diretor-presidente do Sebrae, durante o evento online de lançamento. Segundo ele, a ação influenciará positivamente para que as pessoas possam se reinventar. “É muito importante termos em mente que a procura pelos cursos digitais cresceu de maneira exponencial e a busca pelo crédito orientado também. O contador é um orientador em todos esses sentidos”, afirmou. Para Melles, um dos maiores desafios foi a Receita Federal entender a importância dos contadores neste ambiente de apoio ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “Queremos transbordar esse conhecimento. O Sebrae participa de maneira muito forte e entusiasmada no Programa Contador Parceiro, que certamente será um sucesso.”

Na visão do diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, é fundamental a sinergia entre o setor contábil e o serviço brasileiro da microempresa. “Estamos há mais de duas décadas em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade, assim como os conselhos regionais, que se envolvem diretamente com as unidades do Sebrae nos estados. Temos como objetivo comum ampliar a capacitação, a produtividade, eficiência dos pequenos negócios no Brasil”, indicou. Quick apontou ainda que o projeto tem a finalidade de levar inovação e acesso às políticas de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento dos negócios. “Para nós, é um passo que, seguramente, marca a história enquanto Sebrae e marcará a história dos pequenas negócios em todo o Brasil”, acrescentou.

Contador 4.0

Ao considerar a relação de mais de duas décadas entre o Sebrae e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o contador Zulmir Ivânio Breda, presidente do CFC, analisou que o programa garantirá sustentabilidade aos micro e pequenos empresários brasileiros. “Os conselhos regionais serão decisivos na difusão e no incentivo à participação dos profissionais da contabilidade em todo o Brasil. Essa parceria do Sebrae retrata que temos larga experiência nesse trabalho e vamos alcançar mais profissionais”, disse.

Aécio Prada Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, rememorou que a importância do perfil do contador 4.0 era pauta de debates importantes, antes mesmo da pandemia. “Já falávamos que esse profissional precisava ser consultor, entender de gestão e tecnologia. A pandemia ratifica o posicionamento.”

Economia digital

“Não dá para nenhuma profissão se manter de pé se reproduzir os mesmos modos, métodos e as mesmas abordagens de outros tempos”, alegou o diretor-superintendente do Sebrae/PE, Chico Saboya. “O projeto Contador do Futuro teve uma atualização de conteúdos em 2019, pois já era muito clara para o Sebrae e para a classe dos contadores a necessidade de adquirir novos repertórios, novos posicionamentos numa economia em transição, na sociedade da informação e com economia digital”, frisou o executivo.

De acordo Saboya, os artefatos digitais devem ser explorados ao máximo no ambiente de negócios. “Não vamos escalar a nossa atuação e nem adquirir mais relevância além da que já temos, se não explorarmos o potencial que essas tecnologias digitais disponibilizam para todas as profissões. É importante que esse processo de aquisição de novos repertórios e novas habilidades alcance os nossos parceiros, que são os contadores. Todo mundo sabe que é o ponto de conexão dos pequenos negócios, que têm déficits claros de gestão com o universo da gestão empresarial.”

Percurso e perspectivas

Em abril do ano passado, o Sebrae celebrou um convênio de Cooperação Geral com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). E, após aprovação do Plano de Trabalho, em dezembro, as equipes da entidade e do CFC iniciaram a construção de uma trilha de capacitação específica para os profissionais contábeis. O Sebrae espera ainda que a proposta seja uma parceria tripartite, incluindo a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), com ação integrada à Rede de Atendimento Sebrae. A Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae espera trabalhar com o CFC estratégias de disseminação das Empresas Simples de Crédito para seus associados.

Fonte: ASN / SEBRAE
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Sebrae lança programa “Contador Parceiro: construindo o sucesso” em parceria com o CFC Rating: 5 Reviewed By: porto rápido