728x90 AdSpace

Atualidades
quarta-feira, 16 de junho de 2021

Gestores apresentam resultados e perspectivas do Plano ABC+ na Agrotins 2021 100% Digital

Plano consiste em ações que visam promover a adoção de algumas tecnologias agropecuárias sustentáveis




O Tocantins tem avançado nas ações do Plano de Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), posicionando o Estado como referência em execução. Os resultados alcançados e as perspectivas para o plano ABC + 2020 – 2030 foram temas desta manhã no primeiro dia de programação da Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital. O evento ocorre até a sexta-feira, 18, pela plataforma www.agrotins.to.gov.br.

Com foco na conservação e na produtividade, as apresentações foram feitas pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), César Halum; pelo secretário-executivo da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Adenieux Santana; pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda; e pela diretora executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Regina Martin.

Na apresentação, o secretário César Halum destacou a importância do fortalecimento da assistência técnica e da extensão rural na aplicação e no acesso do pequeno, médio e grande produtor às tecnologias sustentáveis nos sistemas de produção.

Dentre as oportunidades que o Tocantins pode executar, o secretário enfatizou a regularização fundiária para aumentar e diversificar as atividades produtivas; e a promoção, a adoção e a manutenção de sistema de produção sustentável com incentivos à regularização ambiental das propriedades rurais. “Nós temos interesse de, além de melhorar internamente a propriedade, promover a segurança alimentar, e o plano ABC permite isso, criar mais credibilidade no mercado e atrair mais investimentos. Os investidores querem aplicar recurso onde todos os projetos em desenvolvimento estejam atrelados à sustentabilidade”, frisou César Halum.

Em continuidade à exposição de ações institucionais dentro do Plano ABC +, a diretora executiva da Embrapa, Adriana Regina Martin, expôs as contribuições da empresa para a execução do Plano, destacando a revisão e a elaboração estratégica e conceitual do ABC + e de seu manual de operação; a coordenação e a execução de atividades de monitoramento por meio da plataforma ABC. A diretora ainda destacou os projetos que estão sendo desenvolvidos voltados para a certificação de produtos, como o selo carne carbono neutro, e em breve, o café, a soja e o leite baixo carbono.

Dentre os compromissos assumidos, estimular as tecnologias em uma área de 35,5 milhões de hectares, contribuindo com a mitigação de 133 milhões de toneladas de dióxido de carbono, e os resultados foram muito maiores. “Chegamos a 170 milhões de toneladas de carbono, então alcançamos 115% das metas. Isso foi por meio de adoções de medidas como, recuperação de pastagem degradadas, sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto e ações apoiadas pela Embrapa”, explicou Adriana Regina Martin.

“O Tocantins é referência na implantação e na execução do Plano ABC. Produzir mais e em menos espaços é possível. Vamos mostrar ao mundo que os produtos tocantinenses são competitivos e merecem selo de certificação ambiental e de sustentabilidade”, finalizou o secretário-executivo da Seagro, Adenieux Santana.

Resultados

Com relação aos resultados executados pela extensão rural, o presidente do Ruraltins também apresentou o trabalho do órgão para promover a sustentabilidade socioeconômica com foco nas diretrizes do Plano. “O Tocantins avançou muito nas ações do Plano, e as URTs [Unidades de Referência Tecnológica] implantadas pelos técnicos do Ruraltins na replicação das tecnologias têm contribuído para isso. Hoje, são 60 técnicos capacitados continuamente e com atuação em 31 URTs implantadas pelo Estado. Também foram realizadas, além das capacitações, Dias de Campo em URTs, que, após trabalho de planejamento prévio da safra e implantação com sucesso da mesma, obtiveram resultados satisfatórios de produtividade pela mudança na gestão dos dados e implantação de técnicas sustentáveis”, enfatizou Fabiano Miranda.

Ainda segundo o presidente, as perspectivas para o Plano ABC no Ruraltins são de aumentar a rede de técnicos capacitados, de 60 para 100, e assim fazer com que mais produtores consigam aumentar a sua produtividade, atingida a meta de 60 URTs implantadas pelo estado do Tocantins.

Plano ABC

O Plano ABC é uma política pública, composta de um conjunto de ações que visam promover a ampliação da adoção de algumas tecnologias agropecuárias sustentáveis.




Fonte: Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Gestores apresentam resultados e perspectivas do Plano ABC+ na Agrotins 2021 100% Digital Rating: 5 Reviewed By: porto rápido