728x90 AdSpace

Atualidades
quarta-feira, 28 de julho de 2021

Abertura de empresas no Tocantins será exclusivamente pela internet a partir de agosto

A Jucetins implanta o Simplifica Exclusivamente Digital que adota o uso exclusivo de assinatura digital, com a opção da assinatura avançada que é gratuita.




A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) inicia em 1º de agosto a implantação do Simplifica Exclusivamente Digital. A partir desta data o registro e formalização de empresas (abertura, alteração e baixa) serão exclusivos pela internet por meio do portal Simplifica Tocantins.

O protocolo de processos físicos em papel será extinguido na autarquia. Com isso o uso de assinatura digital se torna obrigatório. Podem ser utilizados a assinatura avançada ou o certificado digital.

Assinatura avançada é gratuita

Agora que o Simplifica permite a assinatura avançada, que além de ser gratuita, depende apenas de um cadastro no portal Gov.br e tem o mesmo valor jurídico de uma assinatura manuscrita, ficou mais fácil e acessível o envio totalmente eletrônicos de documentos, explica a presidente da Jucetins, Thaís Coelho.

“O Simplifica exclusivamente digital é um avanço histórico. O Portal está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer lugar com internet, onde o usuário economiza tempo, não precisa de papel, evita deslocamentos desnecessários e ainda tem segurança jurídica”, enfatiza Thaís.

Cronograma

A mudança passa a valer em 1º de agosto para Empresas Públicas, Sociedade de Economia Mista, Sociedades Anônimas, Sociedades Limitadas, Empresário e Empresa de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

Para as demais naturezas jurídicas o prazo para uso exclusivo de assinatura digital começa a valer em 1º de setembro.

Manuais

Para auxiliar os usuários nesta nova fase, a Jucetins disponibiliza manuais em seu site (to.gov.br/jucetins) com o passo a passo para realizar os principais procedimentos, como abertura de empresas.

Os manuais são intuitivos e mostram do início ao fim, com textos curtos e imagens, o registro e a formalização de empresas pelo Simplifica.


Fonte: Edição: Philipe Ramos Revisão Textual: Philipe Ramos
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Abertura de empresas no Tocantins será exclusivamente pela internet a partir de agosto Rating: 5 Reviewed By: porto rápido