728x90 AdSpace

Atualidades
terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Feirão de negociação TO em Dia inicia atendimento em Porto Nacional

Programa executado pelo Procon Tocantins,
 teve início nesta segunda-feira, 6, e prossegue até sexta, 10




Consumidores com pendências em vários segmentos do comércio estiveram presentes, nesta segunda-feira, 6, no feirão de negociação de dívidas do Programa Estadual de Proteção e Tratamento ao Superendividado “TO em Dia”, executado pelo Procon Tocantins. Programa prossegue até sexta-feira, 10.

O objetivo do programa é oportunizar aos consumidores endividados e superendividados a negociação e renegociação de dívidas que estão em atraso. Uma política pública que vai proporcionar a harmonização e equilíbrio das relações de consumo, prevenção e tratamento do superendividamento como forma de evitar a exclusão social do consumidor e a garantia dos direitos dos cidadãos.

Poderão buscar atendimento no feirão que ocorre no Centro de Convenções Comandante Vicente de Paula Oliveira, os consumidores inadimplentes de Porto Nacional e dos municípios em torno: Santa Rosa, Monte do Carmo, Pindorama, Brejinho de Nazaré, Oliveira de Fátima, Fátima, Mateiros, Ipueiras, São Felix, Santa Rita e Silvanópolis.

A iniciativa conta com a participação das concessionárias de água e energia, instituições financeiras, empresas de telefonia, lojas de crediário, Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) e associações comerciais e industriais.

Triagem

Ao chegar no feirão do “TO em Dia”, o consumidor passa por uma triagem com a equipe do Procon Tocantins e, posteriormente, é encaminhado à empresa credora, onde irá negociar os seus débitos.

Embora o Procon Tocantins não estabeleça percentuais mínimos de desconto, a gerente de Atendimento e Educação ao Consumidor, Nara Rubia de Rezende, explica que o fornecedor deverá propor ao consumidor descontos vantajosos.

“O consumidor espera negociar suas dívidas no “TO em Dia” com descontos diferenciados daqueles propostos nos estabelecimentos, facilitando o adimplemento de suas dívidas com base nas particularidades do orçamento familiar”, ressaltou Nara Rubia de Rezende.

O morador de Porto Nacional, Luiz Caxias da Silva, foi o primeiro consumidor a ser atendido. Para ele, negociar os seus débitos por meio do feirão foi uma ótima oportunidade de resolver as pendencias que contraiu com os estabelecimentos.

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, acompanhou o primeiro dia de atendimento. Para o gestor, o programa já deu certo, uma vez que as pessoas estão comparecendo e têm aprovado a iniciativa do Governo do Estado.

“As pessoas negativadas no nosso Estado, de acordo com dados do SPC Brasil, em 2021, devem em média R$ 2.761,55, e essa é uma conta muito pesada, que impacta, consideravelmente, a vida econômica e social do tocantinense”, alertou o superintendente acrescentando que o Procon e parceiros estão empenhados em divulgar ao máximo esse chamamento do governo do Tocantins.

Atendimentos

Os consumidores de Porto Nacional e região durante o evento, terão disponíveis uma estrutura física para a realização dos atendimentos de forma ininterrupta, entre 9 e 17 horas, com liberação de senha até às 16h30.

O superintendente do Procon lembra ainda que é imprescindível que o consumidor chegue ao local munido de documentos pessoais, comprovantes de endereço e os referentes à dívida que deseja sanar, além de informar corretamente os telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos parceiros participantes. Vale lembrar que durante o feirão, os consumidores também terão acesso ao atendimento habitual do órgão de defesa do consumidor.

As demais etapas ocorrerão nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Colinas do Tocantins, Araguatins, Dianópolis e Augustinópolis, a partir de fevereiro de 2022.


por Luciene Lopes/Governo do Tocantins
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Feirão de negociação TO em Dia inicia atendimento em Porto Nacional Rating: 5 Reviewed By: porto rápido