728x90 AdSpace

Atualidades
sexta-feira, 11 de março de 2022

Guedes diz que medidas atenuam alta do petróleo e agradece ao Congresso

Ministro da Economia falou com a imprensa após reunião com o ministro de Minas e Energia,
 Bento Albuquerque




O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os projetos aprovados nesta quinta-feira (10/3) pelo Congresso Nacional buscam atenuar o aumento do preço do petróleo e dos combustíveis para a população brasileira. Ao lado do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, Guedes fez questão de agradecer o empenho dos congressistas e enaltecer a capacidade de entendimento entre o Executivo e o Legislativo diante do momento complicado que o mundo atravessa.

Guedes e Albuquerque lembraram que o aumento de preços do petróleo e outros produtos é um fenômeno mundial, decorrente da restrição de oferta provocada pelo conflito no Leste europeu, envolvendo Rússia e Ucrânia.

Segundo o ministro da Economia, as medidas aprovadas e ainda em discussão no Congresso vão dividir o custo desse aumento de preços entre a União – que vai poder zerar impostos incidentes sobre o óleo diesel (Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - PIS/Cofins) –, os estados, que vão rever a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e a população.

“Queremos agradecer ao Senado pelo trabalho de coordenação, conciliação e de compartilhamento dos custos que essa guerra está impondo à população brasileira. Há uma guerra do outro lado do mundo que pressiona o custo do petróleo. Atenuamos o impacto aos consumidores brasileiros. Estamos felizes por esse acordo de compartilhamento”, declarou Guedes.

Ainda de acordo com o ministro da Economia, o governo brasileiro está trabalhando sempre da melhor forma possível para lidar com as crises que surgem, como a pandemia e, agora, a guerra no Leste europeu. “Devemos ter orgulho da capacidade de resposta da democracia brasileira”, pontuou Guedes, lembrando que o país vacinou sua população, promoveu um retorno seguro ao trabalho e já retomou patamares econômicos anteriores à pandemia.

“Tenho muito orgulho da reação da população brasileira. O recado é que estamos solidários, queremos ajudar, estamos fazendo o melhor e estamos lidando com situações muito difíceis. Há quanto tempo não há uma guerra aberta? Com explosão de preços de combustíveis. Quando houve uma pandemia dessas? É um tempo realmente muito difícil para todos nós e o que sempre tenho a dizer ao povo é obrigado pela resiliência, pela capacidade, por não desistir, por lutarem”, enfatizou o Guedes.

Paulo Guedes também destacou que a reunião com Bento Albuquerque abordou a capitalização da Eletrobras. Os dois ministros terão encontros no Tribunal de Contas da União (TCU) para tratar da etapa final da operação que busca elevar a capacidade de investimento da empresa.


MINISTERIO DA ECONOMIA
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Guedes diz que medidas atenuam alta do petróleo e agradece ao Congresso Rating: 5 Reviewed By: porto rápido