728x90 AdSpace

Atualidades
quinta-feira, 17 de março de 2022

Prefeitura de Porto Nacional oferece suplementação de Vitamina A para crianças de 6 a 59 meses

Os suplementos são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)


A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma Campanha de Suplementação de Vitamina A, para crianças de 6 a 59 meses (4 anos e 9 meses), podendo ser encontradas em qualquer uma das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A adição da substância ajuda a proteger a saúde dos olhos, potencializa o pleno crescimento e desenvolvimento infantil, reduz o risco de diarreia e mortalidade nas crianças, além de auxiliar no funcionamento adequado do sistema imunológico, dentre outros benefícios.

A nutricionista Morgana Gomes de Moraes Moreno, responsável técnica pelos programas de alimentação e nutrição na Atenção Primária, explicou a origem do nutriente. “A vitamina A é um micronutriente encontrado em fontes de origem animal (retinol) e vegetal (provitamina A). Dentre os alimentos de origem animal, as principais fontes são o leite humano, fígado, gema de ovo e leite. A provitamina A é encontrada em vegetais folhosos e verdes como espinafre, couve, beldroega, bertalha e mostarda, nos vegetais amarelos (abóbora e cenoura) e frutas amarelo alaranjadas (manga, caju, goiaba, mamão e caqui), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê e pequi) que são as mais ricas fontes de provitamina A. Um benefício das provitaminas é a conversão em vitamina A ativa e a ação como potentes antioxidantes”, relatou a nutricionista.

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A

De acordo com o Ministério da Saúde, a deficiência de vitamina A, no Brasil, é um problema de saúde pública moderado, sobretudo, na Região Nordeste e em alguns locais da Região Sudeste e Norte. A Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS-2006) traçou o perfil das crianças menores de cinco anos. Nesta pesquisa, foram observados níveis inadequados de vitamina A em 17,4% das crianças, sendo as maiores prevalências encontradas no Nordeste (19,0%) e Sudeste (21,6%) do País.

Evidências científicas referentes ao impacto da suplementação com vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade apontam para redução do risco global de morte em 24%, de mortalidade por diarreia em 28% e mortalidade por todas as causas, em crianças HIV positivo, em 45%.


Por: Anne karianny Moreira
Secretaria da Comunicação
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Prefeitura de Porto Nacional oferece suplementação de Vitamina A para crianças de 6 a 59 meses Rating: 5 Reviewed By: porto rápido