Proposta para implantação do projeto Simplifica Tocantins foi apresentada durante reunião na sede da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços.
Nesta terça-feira, 05, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), recebeu o vice-presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Juarez Lobo, em reunião que apresentou o sistema de integração de dados, Simplifica Tocantins. O projeto visa desburocratizar e automatizar o processo de obtenção de licenças relacionadas à atividade empresarial do Estado. Entre os objetivos da ação está a redução da informalidade e estímulo à produtividade e competitividade do empreendedor local.
Também participaram do encontro o diretor da empresa executora do sistema, Vox Tecnologia, James Matos, a gerente do Sebrae, Magvan Botelho e o gerente de Planejamento e Convênios da Jucetins, Helivan Araújo.
No Estado desde 2016, o projeto Simplifica Tocantins já atua nos 139 municípios do Tocantins, mas busca integração completa através de parcerias entre órgão públicos estaduais e municípios, como explica o empresário James Matos. “Hoje já existe uma integração que não está funcionando da melhor forma possível. O que a gente está propondo agora é melhorar todo o processo e automatizar aquilo que for possível. Aconteceram alterações legislativas que precisam ser implementadas nesses órgãos e com o projeto atuamos para que ocorra esse atendimento aos critérios da legislação federal”, afirmou.
Segundo o vice-presidente da Jucetins, Juarez Lobo, o projeto é uma forma do Estado colaborar com a ascensão da atividade empresarial, através do suporte em medidas de regularização.
“O grande ganho dessa iniciativa é melhorar o ambiente de negócios, dar celeridade e conforto à vida do empresário, além de proporcionar o aumento das fontes de receita do Estado. Se nós dermos essa resposta para a sociedade empresarial, vai haver um ganho enorme, pois hoje estamos passando por um processo de simplificação de toda a questão relacionada a abertura das empresas e, dessa forma, poderemos oferecer mais agilidade, tranquilidade e segurança ao empresário”, explicou o vice-presidente.
Para o gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, é essencial a ação conjunta para a aplicação de ações que vão contribuir para o avanço da atividade empresarial no Tocantins. “A Sics atua para fornecer um cenário que possibilite que o empresário possa se instalar e crescer no Estado. A nossa participação nesse tipo de projeto seria uma forma de reforçar esse apoio, a partir de estratégias que otimizem todo o processo de obtenção de licenças na nossa região. Estamos trabalhando para descentralizar a atividade empresarial do Estado, de forma que, ao longo dos anos, todos os municípios se tornem um polo de investimentos e esse tipo de sistema, nos ajudará a alcançar esse resultado”, pontuou o secretário.
Simplifica Tocantins
O Simplifica Tocantins é uma plataforma virtual que busca integrar dados cadastrais da Receita Federal do Brasil, órgãos estaduais e municipais no que se refere ao processo de abertura, alteração e baixa de empresas. O projeto é executado atualmente com o apoio do Governo do Estado, através da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Tocantins (Sebrae) e Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).
por Yasmin Sobral/ Governo do Tocantins
0 comentários:
Postar um comentário