728x90 AdSpace

Atualidades
terça-feira, 12 de abril de 2022

Vencedores dos desafios de e-commerce e acesso ao crédito apresentam soluções em evento

Desafios tiveram por objetivo encontrar soluções para alavancar o desenvolvimento do e-commerce nacional e melhorar o ambiente de negócios para MEI’s




Com a presença das equipes participantes e da banca de especialistas, que acompanhou as apresentações e formulou recomendações para aperfeiçoamento dos projetos, foi realizado em 23 de março último evento de apresentação dos desafios de e-commerce e acesso ao crédito. As equipes selecionadas participaram de programa de aceleração dos seus projetos com uma organização social de aceleração de projetos – a Wilinka – durante cinco meses e agora estão mais qualificadas para estabelecer parcerias e buscar espaço no mercado.

Lançados pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe) e pela Subsecretaria de Ambiente de Negócios e Competitividade (Sanc) do Ministério da Economia, junto com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), os desafios tiveram a finalidade de encontrar soluções para alavancar o desenvolvimento do e-commerce nacional e melhorar o ambiente de negócios para micro e pequenas empresas brasileiras.

O secretário-adjunto da Sepec, Bruno Portela, destacou que o aumento das vendas on-line é uma tendência da economia que experimenta crescente transformação digital. O valor total bruto do faturamento das transações de comércio eletrônico passou de R$ 30,2 bilhões em 2016 para R$111 bilhões em 2020, o que representa crescimento de 3,6 vezes. De 2019 para 2020 o crescimento foi de 91%. “São números robustos que comprovam a importância do desafio lançado pelo Ministério da Economia com a Enap”, disse Portela.

Sobre acesso ao crédito, o secretário apontou que menos de 10% do crédito bancário foi liberado para micro e pequenas empresas, apesar de representarem 90% das empresas e 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “Em breve, o Ministério da Economia lançará um programa robusto de acesso a crédito que, junto com soluções inovadoras, permitirá alcançarmos 90% dos empreendedores no Brasil”, afirmou.

Para a diretora-executiva da Enap, Rebecca Loureiro, o objetivo dos desafios é trazer para a sociedade os problemas do setor público, para que ela se engaje na busca de soluções para os cidadãos. “Os desafios são um espaço de conectividade e trocas, para retirar muros entre sociedade e governo”, declarou.

A aposta no poder da ciência, tecnologia e informação foi destacada pela presidente da Wilinka, Ana Calçado: “Elas nos ajudam a aumentar a competitividade e produtividade nos negócios, gerar empregos, desenvolvimento e bem-estar para as pessoas”. .

Banca de especialistas

No evento, as equipes contaram com a avaliação da banca de especialistas, que deu sugestões sobre mapeamento da concorrência, ampliação de parcerias e expansão dos negócios, dentre outros. A equipe foi integrada por Lúcia Elena Fassarella, sócia da P2P Inteligência e gestora de projetos da CDL Jovem Nacional (voluntária); João Marcelo Okajima, da OMJ Investimentos, membro da Anjos do Brasil e de outras associações de investidores; Marco Aurélio Loureiro, coordenador-geral de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Sepec/ME; Marcos Rafael Gonçalves, analista de Comércio Exterior da Subsecretaria de Ambiente de Negócios e Competitividade da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (Sepec/ME) e mestre em Direito; e Rafael Floriano, coordenador de Desenvolvimento de Negócios da Diretoria de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mais informações podem ser acessadas no site da Enap.

Acesse a síntese dos resultados dos desafios do e-commerce.


MINISTERIO DA ECONOMIA
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Vencedores dos desafios de e-commerce e acesso ao crédito apresentam soluções em evento Rating: 5 Reviewed By: porto rápido