728x90 AdSpace

Atualidades
segunda-feira, 20 de junho de 2022

Guedes destaca oportunidades para o Brasil diante da atual conjuntura econômica global

Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, o ministro Paulo Guedes participou 
nesta da cerimônia de abertura do BIF 2022




O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil é o lugar certo para se estar e que é aqui onde tudo vai acontecer. A declaração foi feita nesta terça-feira (14/6) durante abertura do Brasil Investment Forum (BIF 2022), evento promovido em São Paulo pela Apex Brasil, governo federal e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para um público de aproximadamente 500 empresários, Guedes destacou as oportunidades para o Brasil no cenário econômico global e listou as dificuldades enfrentadas, hoje, por todas as economias ocidentais. “Lá fora, o mar é turbulento, e vai piorar. Vem recessão na Europa e nos Estados Unidos”, avaliou. "Já o Brasil está começando a decolagem de novo", disse, ao lembrar a interrupção do processo de crescimento da economia em razão da pandemia da Covid-19.
O Brasil é um gigante verde. Temos a matriz energética mais diversificada e limpa do mundo”, Paulo Guedes

O ministro enumerou, ainda, os “três grandes choques” – da inflação, da recessão e da queda das bolsas – como as principais consequências desse quadro, no exterior. Segundo ele, o significado disso em termos de oportunidades para o Brasil são as vantagens logísticas e geopolíticas para que a Europa, os Estados Unidos e, de forma geral, o mundo, invistam no país.

Por sua vez, o presidente Jair Bolsonaro destacou o aumento de preços de combustíveis e alimentos em todos os países. “O que vivemos no momento é um problema de inflação no mundo todo”, afirmou.

Futuro verde

O ministro reiterou a relevância do país na economia verde. “O Brasil é um gigante verde. Temos a matriz energética mais diversificada e limpa do mundo”, disse. Ele observou que a Europa vê o país como ator chave para a garantia da sua segurança energética, e a Ásia, da sua segurança alimentar. “Em qualquer dimensão, estamos andando para frente”, ressaltou.


BIF 2022Por fim, Guedes falou sobre a política econômica brasileira e citou os progressos verificados nas privatizações, nos acordos internacionais de comércio e na redução de impostos. “O governo brasileiro está agindo com muita velocidade”, afirmou. “O Brasil é hoje um dos 10 países mais atraentes para investimentos no mundo”, complementou o presidente do BID, Mauricio Claver-Carone.

A quinta edição do BIF está sendo realizada pela primeira vez em formato híbrido, com participações presenciais e remotas, por meio das plataformas digitais. “Levaremos a milhares de formadores de opinião de todo o planeta um conjunto impressionante de oportunidades de investimento e de parcerias”, disse o embaixador Augusto Pestana, presidente da Apex.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, enfatizou a necessidade de o Brasil se mostrar ao mundo, em um momento em que a economia global passa por um rearranjo. “O momento parece exigir do Brasil uma atenção prioritária a sua inserção nessa economia global em transformação, em que pressões protecionistas se intensificam”.


MINISTERIO DO TRABALHO
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Guedes destaca oportunidades para o Brasil diante da atual conjuntura econômica global Rating: 5 Reviewed By: porto rápido