728x90 AdSpace

Atualidades
quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Pequenos negócios se preparam para atender à demanda do Rally dos Sertões 2022

O Rally dos Sertões 2022, que acontece de 26 de agosto a 10 de setembro, promete movimentar o universo dos pequenos negócios das 14 cidades de cinco regiões do Brasil por onde passar. Será uma oportunidade para as micro e pequenas empresas locais atraírem os apaixonados pela aventura e potencializarem seus negócios. Para isso, os empreendedores contam com o apoio do Sebrae, parceiro do evento, para se prepararem para a alta demanda por serviços, comércio, turismo e economia criativa.



Ao longo dos últimos meses, o Sebrae fez um levantamento das empresas das cidades da rota do Rally e ofereceu uma capacitação especializada para o atendimento do público do evento, como explica a analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Germana Magalhães.

“Nosso trabalho teve um foco na preparação dessas localidades, a partir do estágio de cada um deles, pois nem todos têm vocação turística ou são destinos consagrados. A ideia da nossa parceria com o Rally dos Sertões é atuar junto aos donos de pequenos negócios, contribuindo para deixar um legado para esses municípios depois do evento”, ressalta.

Mais de 700 empresas apoiadas pelo Sebrae foram escolhidas para fazer parte de um Guia de Serviços Turísticos que será disponibilizado para os mais de 3 mil competidores e expedições de turismo participantes. Os empresários capacitados in loco pelo Sebrae participaram de encontros de mobilização, ganharam certificação e um kit com materiais de ambientação para seus negócios, como adesivos, móbiles e bottons.

Edição Histórica

Para celebrar os 30 anos da competição e os 50 anos do Sebrae, a edição de 2022 será histórica, com o maior percurso do mundo em trechos cronometrados – 4.811km de um total de 7.211km de rota, passando por 14 cidades de oito estados brasileiros. São elas: Foz do Iguaçu (PR), Umuarama (PR), Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Costa Rica (MS), Barra do Garças (MT), São Félix do Araguaia (MT), Palmas (TO), Mateiros (TO), Bom Jesus (PI), Balsas (MA), Imperatriz (MA), Paragominas (PA) e Salinópolis (PA).

A competição está dividida em 14 etapas, com a largada marcada para o dia 27 de agosto em Foz do Iguaçu (PR) e chegada prevista para o dia 10 de setembro em Salinópolis (PA). O único ponto de descanso será realizado em Palmas (TO), no dia 3 de setembro. Para os competidores que não têm tempo de fazer o percurso completo, o evento propôs o Sertões Sul e Sertões Norte, com sete etapas cada categoria.

Sabores do Sertões

A edição 2022 do Rally dos Sertões também será marcada por uma competição de sabores, com objetivo de divulgar a gastronomia criativa dos micro e pequenos negócios dos oito estados que fazem parte da rota deste ano. O Concurso Gastronômico Sabores do Sertões Estrela Sebrae 50+50 já está com votação aberta pela internet até o dia 21 de agosto. Clique aqui para conferir os pratos selecionados.

A competição reúne 168 restaurantes distribuídos pelas 14 cidades que serão atravessadas, de Sul a Norte do país, pelos competidores do Rally. Cada restaurante teve o desafio de elaborar um prato, doce ou salgado, que represente o sabor da região, utilizado ingredientes locais. Os participantes escolheram um ingrediente, de acordo com sua localização, que foi obrigatoriamente utilizado no preparo do prato, a partir da lista disponível no regulamento do concurso.

Entre os ingredientes definidos para Foz do Iguaçu (PR), que será o ponto de partida do Rally dos Sertões, estão o cordeiro, a mandioca e o chimichurri. Para os estabelecimentos de Presidente Prudente (SP), que faz parte da 3ª etapa do trajeto, por exemplo, os ingredientes incluem batata doce, mel, mandioca e derivados.

“A realização do Concurso Gastronômico é uma forma de alinharmos a riqueza da gastronomia local com o propósito do evento, que é mostrar a regionalização do país em uma edição histórica, que vai percorrer as cinco regiões do Brasil e, ao mesmo tempo, promover o empreendedorismo”, comentou a analista do Sebrae Nacional.

Tanto os competidores, quanto o público do Rally dos Sertões, vão poder experimentar as criações dos chefs e dos restaurantes de cada cidade com preços acessíveis, entre R$ 20 e R$ 60, durante o período do evento. A apuração dos finalistas do concurso está prevista para o dia 23 de agosto com premiação final dos vencedores marcada para acontecer durante o trajeto. Além de receberem troféus e selos de reconhecimento, os ganhadores vão fazer parte de uma publicação especial.

Para conhecer os pratos do Concurso Gastronômico Sabores do Sertões Estrela Sebrae 50+50 e participar da votação, basta acessar o endereço eletrônico: https://saboresdossertoes22sebrae.com.br/saboresdosertoes.

Caravana Sebrae

A Caravana Sebrae também vai marcar presença nas cidades integrantes da rota do Rally. Quem já empreende ou tem o sonho de ter seu próprio negócio vai contar com o atendimento presencial do Sebrae em carretas estacionadas na Vila Sertões, ponto de encontro com vários serviços, restaurantes e espaço de convivência para competidores e a comunidade.

Na edição do ano passado, mesmo com a pandemia, foram mais de 350 empreendedores capacitados com as ações do Sebrae. Em pesquisa realizada com os pequenos negócios locais, o Rally dos Sertões 2021 proporcionou aumento no faturamento das empresas entre 10% e 100%, além de oportunidade de aprimoramento da gestão e incentivo ao desenvolvimento do potencial dos negócios.



ASN/SEBRAE
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Pequenos negócios se preparam para atender à demanda do Rally dos Sertões 2022 Rating: 5 Reviewed By: porto rápido