728x90 AdSpace

Atualidades
quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

FIETO cria comitê de crise para analisar novas leis de taxação de minérios e transporte

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) criou nesta quinta-feira, 08, um Comitê de Crise para analisar e compreender melhor o impacto da nova taxa sobre extração mineral e da criação do Fundo Estadual de Transporte (FET), nas indústrias tocantinenses. Ambas as leis foram propostas pelo Governo do Estado e aprovadas pela Assembleia Legislativa.




A primeira Lei, sobre a extração mineral, irá recolher R$ 15,00 por tonelada de minério extraído. Ela foi atribuída ao Código Tributário do Estado do Tocantins, e foi batizada de taxa de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento dos Recursos Minerários (TFRM).

Já o FET, recolherá o percentual de 1,2% sobre o valor da operação destacada em documento fiscal aos contribuintes que promoverem operações de saídas, ainda que não tributadas, inclusive com destino à exportação ou equiparadas à exportação.

Para a FIETO, estas leis impactam negativamente os negócios industriais por elas afetadas, tira a competitividade da indústria e impedem novos investimentos, pois oneram o processo produtivo.

O comitê é composto pela FIETO e pelos sindicatos diretamente atingidos pelas medidas.

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: FIETO cria comitê de crise para analisar novas leis de taxação de minérios e transporte Rating: 5 Reviewed By: porto rápido