728x90 AdSpace

Atualidades
quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Programa Brasil Mais já atendeu 117 mil empresas em todo o país

Brasil Mais ajuda os micro e pequenos negócios a aumentar produtividade, reduzir 
custos e a realizar sua transformação digital




O Programa Brasil Mais é uma iniciativa coordenada pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e executada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Em dois anos de atuação, o programa já atendeu (ou está atendendo) 117 mil empresas em todo o país, com ferramentas simples e de baixo custo para aumentar a produtividade, melhorar a gestão e promover a transformação digital dos pequenos negócios.
Marco de atendimentos

O Sebrae já realizou 112 mil atendimentos na modalidade Produtividade e está atendendo outras três mil empresas na modalidade Transformação Digital. Os negócios atendidos tiveram aumento médio de 22% na produtividade e 8% no faturamento.

As micro, pequenas e médias empresas são as maiores geradoras de empregos no Brasil, mas também são aquelas que não apresentam uma boa performance de produtividade. Para suprir essa deficiência, o programa Brasil Mais traz a solução olhando para dentro das empresas, apoiando os seus processos internos de melhoria contínua e transformação digital.
Atendimento às indústrias

Para melhorar a produtividade nas indústrias, o Brasil Mais conta com a execução do Senai. Desde o início da implementação do programa, foram envolvidos mais de 640 especialistas-consultores do Senai em todas as regiões do país. De 2019 a 2022, foram realizados 1.776 mil atendimentos. Destes, as empresas participantes atingiram resultados de 68% de aumento de produtividade, 68,9% em redução de movimentação e 31% em redução de perdas materiais.

No mesmo período analisado, foram mais de 6,3 mil funcionários mentoreados, ou seja, as empresas receberam, além da consultoria, a formação de sua equipe técnica em conceitos da manufatura enxuta, contribuindo para a manutenção dos resultados e a transformação da cultura para melhoria contínua.
Indústria 4.0

Para possibilitar a aplicação da Indústria 4.0 em processos produtivos, o Senai lançou, em setembro, uma chamada de R$ 10 milhões para fomentar a inovação na indústria. Em novembro, 15 propostas foram selecionadas e receberão apoio tecnológico e financeiro para tirar uma boa ideia do papel e inovar de olho no avanço da produtividade.

O recurso disponível foi alcançado com propostas enviadas de Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco, Goiás, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná. Uma segunda chamada é esperada ainda para este ano.


Com informações do Ministério da Economia.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Programa Brasil Mais já atendeu 117 mil empresas em todo o país Rating: 5 Reviewed By: porto rápido