728x90 AdSpace

Atualidades
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

5 tendências para o sucesso das pequenas empresas em 2023



“Gerenciar as finanças de forma fácil e segura é cada vez mais importante para o sucesso das MPEs (micro e pequenas empresas). Felizmente, a inovação digital está reduzindo essa disparidade”. A afirmação é da Ana Vasconcellos, líder da área de pequenos negócios para a Visa América Latina e Caribe.

De acordo com ela, a digitalização está permitindo que as MPEs façam e recebam pagamentos com mais rapidez e segurança, além de estar mudando drasticamente como os empresários iniciam e administram seu negócio. Ainda, a “consumerização das finanças empresariais” ajudará a empresa de pequeno porte a enfrentar as pressões e oportunidades.

“As pequenas empresas são vitais para nossa economia global e representam 90% das empresas e mais de 50% dos empregos em todo o mundo. Assim, a Visa tem como prioridade ajudá-las a prosperar em cada etapa de sua jornada”, destaca a especialista da Visa.

Ana Vasconcellos apontou. para os leitores do portal Varejo S.A., cinco tendências que considera fundamentais para as MPEs se matarem vivas e lucrativas este ano:

Vença a disputa por talentos com o coração
Na hora de atrair os melhores talentos, geralmente. as pequenas empresas estão em desvantagem. Isso porque as grandes empresas podem oferecer academia própria, cafeteria que oferece refeições grátis ou transporte ou estacionamento para funcionários. A saída para as MPEs é competir de outras formas, como oferecer mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal e um maior senso de propósito pessoal, duas qualidades que, segundo pesquisa da Gallup, profissionais em busca de uma colocação consideram quase tão importantes quanto salários e benefícios.

“As MPEs devem fazer com que cada ponto de contato com talentos — seu site, mídia social, materiais de marketing — resulte em uma experiência pessoal, profissional e otimizada para refletir seus valores. Depoimentos de clientes e histórias de colaboradores ajudarão a empresa de pequeno porte a se diferenciar de grandes e pequenos concorrentes, e a atrair um banco de talentos bastante competitivo”, ensina líder da área de pequenos negócios da Visa América Latina e Caribe.

Invista no digital para ter mais competitividade
O Fórum Econômico Mundial prevê que 70% do novo valor criado nesta década será baseado em tecnologias habilitadas digitalmente. Com isso, as pequenas empresas devem estar preparadas para o fortalecimento da economia digital. Isso significa adotar tecnologias que tornem o pagamento de produtos e serviços conveniente, fácil e seguro; e as empresas alcancem novos clientes, operem com mais eficiência e cresçam. “Isso também tornará as empresas mais resilientes a uma recessão econômica, pandemia ou outro grande choque externo”, destaca Ana Vasconcellos.

Priorize a confiança e a segurança
Segundo pesquisa da Gallup, 68% dos entrevistados qualificam as pequenas empresas como dignas de confiança, enquanto 17% dizem o mesmo das grandes empresas. No entanto, a confiança é um ativo frágil que precisa ser cultivado e muito bem cuidado, especialmente no que tange à segurança de dados. As consequências de uma falha de segurança podem ser bastante duradouras, e é inegável que um ataque cibernético represente um risco significativamente maior para a MPE.

“Para se proteger e proteger seus clientes, é preciso adotar a tecnologia de segurança correta. Pagamentos tokenizados e o uso de outros padrões de autenticação da indústria de pagamentos podem ajudar a reduzir a fraude, pois protegem o ambiente de pagamento online e presencial”, explica a especialista.

Adote uma abordagem de 360 graus para a digitalização
Em uma pequena empresa, os pagamentos dos consumidores talvez recebam mais atenção, mas a forma de pagar os vendedores, fornecedores e parceiros é tão importante quanto. As soluções digitais facilitam a automação e o rastreamento dos pagamentos aos parceiros, que ajudam a manter as pequenas empresas funcionando.

“Em 2023, acredito que veremos as MPEs se adaptando à ‘consumerização dos pagamentos B2B’: continuarão se preparando para vender e receber pagamentos online, mas também buscarão adotar ferramentas e aplicativos financeiros para facilitar seu trabalho em áreas como planejamento, fluxo de caixa, elaboração de propostas, controle de despesas, apuração de impostos etc. À medida que esses aplicativos forem ficando mais integrados, o pequeno empresário terá tudo o que precisa para administrar seu negócio na palma da mão”, destaca Ana Vasconcellos.

Prepare-se para ter agilidade
Em 2023, as empresas seguirão lidando com inflação alta, limitações de mão de obra e desafios da cadeia de suprimentos, assim como no ano passado. Por outro lado, pesquisa da Visa mostra que 86% dos líderes de pequenas empresas apontam a incerteza econômica como um dos fatores de stress mais comuns. Por isso, as MPEs precisarão ser ágeis para ter sucesso. Tecnologias como computação na nuvem, IA (inteligência artificial) e ferramentas financeiras digitais podem ajudar os negócios de pequeno porte a administrar as incertezas.

“Embora pareça algo distante, pesquisas recentes mostraram que 44% dos líderes de pequenas empresas pesquisados estão integrando IA ou se preparando para ela ou seguindo de perto a tendência. Ainda é cedo, mas mal posso esperar para ver a IA do ChatGPT sendo aplicada a cenários reais da MPE”, comenta a executiva.

   
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: 5 tendências para o sucesso das pequenas empresas em 2023 Rating: 5 Reviewed By: porto rápido