728x90 AdSpace

Atualidades
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

ex-alunos SENAI mostram oportunidades construídas por meio da educação profissional

A demanda por formação de mão de obra apontada pelas indústrias direciona a oferta da educação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). E as histórias de ex-alunos como o Pedro Thalison Lima e Jhuan Ludwic dos Santos que, após concluírem seus cursos no Tocantins, conseguiram colocações em empresas do segmento confirmam esta necessidade, além de ilustrar a inserção de jovens profissionais no mercado de trabalho.




A oportunidade de trabalho, já como Técnico em Eletrotécnica, para o Pedro Thalison veio após a realização do curso no SENAI entre 2020 e 2022. Com 24 anos, o ex-aluno do Centro de Educação e Tecnologia do SENAI em Palmas se encontrou e foi efetivado no quadro da empresa Energy System em Goiás, parceria da holding Equatorial Energia, após várias experiências em outras áreas como ajudante de pedreiro, pintor, gesseiro, serralheiros, entre outras ocupações.

“Comecei o curso pela indicação do meu tio que trabalhava na área e também pela minha mãe e meu padrasto que me motivaram a fazer e, quando eu estava sem dinheiro, pagaram algumas parcelas”, conta. Trabalhando como operador em subestação na empresa de energia, ele avalia: “foi um diferencial na minha vida que me deu possibilidade de crescer profissionalmente e financeiramente”.

Os egressos do SENAI ilustram ainda dados da pesquisa nacional de egressos 2020-2022 da instituição que mostram que 7 em cada 10 ex-alunos de cursos técnicos da amostra estão empregados. É o caso do Jhuan Ludwic dos Santos, de 21 anos, técnico em Química formado pelo SENAI em 2022, que comemora a contração na empresa BRK Ambiental. “Consegui ser contratado e estou trabalhando na área de química. Agradeço muito a Deus por ter recebido a oportunidade de conhecer os cursos do SENAI”.

Também aluno do CETEC em Palmas, Jhuan destaca diferenciais como a estrutura e profissionais da instituição. “Indico os cursos do SENAI com toda certeza. O SENAI tem um corpo docente muito qualificado e também conta com uma boa estrutura para as aulas práticas, com conteúdo voltado para a área industrial, preparando o aluno para se tornar um funcionário proativo e capaz de solucionar problemas e desenvolver inovações”.

Após o curso, ele recebeu a oportunidade de estagiar no Laboratório de Águas da BRK, se destacou e foi contratado pela empresa. A BRK é parceira da educação profissional fazendo parte do programa de empresas madrinhas do SENAI. A partir da adesão, as empresas observam o desempenho dos alunos para um possível aproveitamento no quadro pessoal da empresa e a identificação dos perfis desejados.

Mercado de trabalho

O Brasil vai precisar capacitar mais de 77 mil técnicos em 2023 para atuar nas oportunidades de base industrial. No Tocantins, a projeção é de 7.498 postos de trabalho (estoques de emprego) e 258 novas vagas (demanda por formação) de base industrial em 2023. A análise foi feita pelo Observatório Nacional da Indústria, hub de dados do Sistema Indústria, com base no Mapa de Trabalho Industrial 2022-2025.

Cursos técnicos: últimas vagas

Quem busca essa oportunidade de mudança de vida ainda em fevereiro pode garantir uma das últimas vagas nas turmas de cursos técnicos que iniciam na próxima segunda, 06/02, nas escolas de Palmas, Taquaralto, Paraíso, Gurupi, Araguaína e Xambioá.

As opções de cursos e matrículas estão disponíveis no site Loja Mundo SENAI, no WhatsApp (63) 3229-5770 ou presencialmente nas escolas. Para saber o endereço das unidades do SENAI no Tocantins basta acessar o link Encontre o SENAI no site da instituição ou mandar mensagem no WhatsApp da equipe de atendimento.



Por Priscila Cavalcante
Serviço: Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: ex-alunos SENAI mostram oportunidades construídas por meio da educação profissional Rating: 5 Reviewed By: porto rápido