728x90 AdSpace

Atualidades
segunda-feira, 15 de maio de 2023

Bolsas da Europa sobem com otimismo cauteloso sobre teto de gastos nos EUA

O imbróglio do teto da dívida dos EUA continua sendo um ponto de pressão sobre os ativos, entretanto os agentes parecem mais otimistas nesta segunda-feira




As bolsas europeias sobem na manhã desta segunda-feira (15), enquanto o mercado aguarda por um conjunto de dados que serão divulgados ao longo da semana. Nesta noite, a China manteve as taxas de juros estáveis, mas cresce a expectativa por mais flexibilização da politíca diante de dados mais fracos da atividade econômica.

O imbróglio do teto da dívida dos EUA continua sendo um ponto de pressão sobre os ativos, entretanto os agentes parecem mais otimistas nesta segunda-feira.
Índices das bolsas da Europa

Às 09h40 (de Brasília), o índice Stoxx 600 subia 0,30%, a 466,89 pontos.

Em Frankfurt, o DAX avançava 0,09%, o parisiense CAC 40 tinha alta 0,09%.

Na bolsa de Londres, o FTSE 100 subia 0,24%, com empresas do setor básico em destaque positivo, como Anglo American (+2,01%) e Antofagasta (+1,25%).
Câmbio e petróleo

No mercado cambial, o euro subia 0,2% a US$ 1,0875.

O índice do dólar DXY cedia 0,18%, a 102,497.

Já o petróleo Brent ganha 0,86%, a US$ 74,71 o barril.
‘Teatro político’ sobre a dívida americana

Para a CMC Markets, o sentimento de risco não está sendo ajudado pelo “teatro político” em torno do teto da dívida dos EUA, que dominou o discurso na mídia, ao passo que as discussões foram empurradas para esta semana.

“A incerteza gerada pelos eventos em Washington está levando a um viés mais defensivo entre os investidores. À medida que olhamos para a abertura europeia de hoje, vemos como o foco principal esta semana nas negociações do teto da dívida dos EUA, PIB do primeiro trimestre da UE, salários do Reino Unido e números de vendas no varejo de abril dos EUA e China”, pontua.
Dados da zona do euro

Mais cedo, dados mostraram que a produção industrial da zona do euro caiu 4,1% em março em comparação com o mês anterior, após um aumento de 1,5% em fevereiro. Economistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam que a produção industrial caísse 2,0%. Na comparação anual, a produção industrial arrefeceu 1,4%, sendo que a expectativa era alta de 1,3%.

“Os dados sugerem pouco impulso para a indústria da zona do euro com a reabertura da China, que tem sido predominantemente em serviços, até agora. Em abril, devemos esperar alguma recuperação nos dados irlandeses, mas ainda acreditamos que a indústria permanece fraca no segundo trimestre em geral”, comenta a Pantheon.
Geopolítica

Na seara geopolítica, as eleições na Turquia terão um segundo turno no final deste mês, já que os primeiros resultados mostraram que nem Recep Erdogan nem o líder da oposição Kemal Kilicdaroglu alcançaram o limite de 50% para evitar um segundo turno com mais de 91% dos votos apurados.

Os mercados financeiros reagiram negativamente face à incerteza: o índice Borsa Istanbul 100 caía 2,77%, e a lira se desvalorizava 0,4% em relação ao dólar, que vale 19,66 liras turcas, atingindo uma mínima recorde.

“Esperamos muita volatilidade nos ativos turcos, em particular a moeda, antes da segunda rodada. Uma mudança na liderança política da Turquia e um retorno a políticas econômicas mais ortodoxas nos levariam a reavaliar nossa visão, mas o resultado final não será conhecido por mais duas semanas”, comenta o Julius Baer.

Com conteúdo VALOR PRO, o serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Bolsas da Europa sobem com otimismo cauteloso sobre teto de gastos nos EUA Rating: 5 Reviewed By: porto rápido