Contratar o colaborador certo é uma via de mão dupla: o seu negócio ganha e o colaborador também; confira dicas de Karmita Bezerra, especialista em RH, para acertar na contratação de profissionais para a sua empresa
O processo de contratação nem sempre é fácil. As vias tradicionais de análise de currículo e realização de entrevista simples podem ter falhas e nos induzir a contratação de um novo colaborador que nem sempre vai ser o mais adequado para aquela vaga. Para ajudar os varejistas a não cometer erros no processo seletivo e contratar o colaborador certo para a vaga certa, de forma que seja bom para o seu negócio e para o novo colaborador, a equipe do portal e podcast Varejo S.A. conversou com Karmita Bezerra, especialista em desenvolvimento de pessoas e diretora de uma consultoria de RH (recursos humanos). A profissional participou do episódio 89, divulga nesta quarta-feira (28/6).
“A escolha do colaborador certo torna mais efetiva a produtividade, porque você vai colocar a pessoa certa no lugar certo, respeitando as habilidades dela e dando a oportunidade para crescer onde ela precisa”, afirma Karmita.
Respeitando essas premissas, você consegue colocar o colaborador em um ambiente mais adequado, onde vai se desenvolver e se encontrar, gerando o melhor resultado para o empreendimento. Então, isso favorece muito a empresa, pois uma equipe feliz produz mais e de forma eficiente.
Como fazer a análise correta do perfil na hora da contratação?
Antes de tudo, o contratante precisa entender que os perfis são pontos de referência. Quanto mais o empresário utilizar e aprofundar o conhecimento sobre os perfis, maior vai ser o ganho para empresa e principalmente para o colaborador. Com isso, antes de anuncia a vaga, a empresa deve ter o perfil e os requisitos bem definidos, bem como levar em conta os seus valores e propósitos. “Isso é um apoio no momento de fazer essa triagem e também para entender a demanda da vaga”.
Definição da demanda da vaga e dos requisitos técnicos
Essa parte é fundamental para que o entrevistador entenda a demanda da vaga e o perfil ideal do colaborador para o negócio. Com isso, entenda a demanda da vaga, defina os requisitos técnicos e comportamentais do profissional e construa o anúncio pautado nesses pontos.
Perfil comportamental
O perfil comportamental nada mais é do que a análise de características de uma pessoa, para entender como ela é e como se comporta dentro do ambiente corporativo. Existem diversos tipos de testes, mas há quatro perfis que são considerados os principais. São eles: comunicador, planejador, executor e analista. Cada um desses perfil terá melhor em diferentes funções. Busque uma consultoria para saber qual destes perfis é o mais adequado para a vaga aberta.
Triagem do currículo
Nesta etapa, analise os currículos para verificar se as competências técnicas do candidato preenchem os requisitos da vaga.
Entrevista
Nesta etapa, é a hora de verificar o perfil comportamental e confirmar as competências técnicas. “Nesse momento, vai ser possível perceber se aquele perfil tem (as qualificações) ou está de acordo para assumir aquela posição naquela empresa”, explica Karmita Bezerra.
Lembre-se, o perfil do colaborador deve estar em sintonia com o da empresa e de sua clientela. “Se a empresa tem um nicho de clientes mais formais, eu, enquanto recrutadora, preciso buscar por um vendedor que seja um pouco mais formal e que tenha um comportamento mais adequado a esse público. Já aquela empresa que é mais flexível, que o contato com o cliente é mais informal, eu preciso buscar um colaborador que tenha um perfil adequado para aquela empresa, proporcionando um melhor atendimento para aquele tipo de cliente”, esclarece a especialista em RH.
Ao seguir essas etapas, a empresa irá conseguir obter o colaborador correto para a vaga e que vai oferecer um bom retorno para a empresa, pois além de preencher os requisitos técnicos, terá a oportunidade de crescer e agregar mais ao time.
Ouça o bate-papo que a coordenadora do projeto Mulheres que Constroem o Varejo, Lúcia Leijôto, teve com Karmita Bezerra no Varejo S.A. Podcast e confira mais dicas para acertar na hora de selecionar profissionais para o seu:
0 comentários:
Postar um comentário